Pular para o conteúdo principal

Windows 95 App

Programador transformou o Windows 95 em um aplicativo. É uma boa opção aos que quiserem revisitar o clássico sistema operacional de forma  simples e rápida.


Felix Rieseberg é o nome do programador que criou este divertido passatempo, utilizando a camada de virtualização v86 (x86 para JavaScript) e o framework Electron. O App pode ser baixado aqui e funciona no Windows 7, 8.1 e 10, MacOS e Linux.


O desempenho é bom, mas não raramente ocorrem algumas engasgadas (o testei no meu PC Ryzen 7 2700X). Há suporte a áudio, porém não há como conectá-lo a uma rede local ou a Internet. A imagem do sistema vem com os softwares Netscape Navigator 2, Microsoft FrontPage e FrontPage Server, para que você possa brincar criando páginas típicas da década de 1990.


Também é possível utilizar imagens de disquetes e montar o disco rígido virtual da aplicação para adicionar arquivos, softwares e jogos. No Mac e Linux isto pode ser feito nativamente, porém no Windows o desenvolvedor recomenda o uso da ferramenta OSFMount - veja mais instruções aqui.


Enfim, o Windows 95 App é um divertido passatempo e muito útil aos que quiserem relembrar (ou conhecer, para os que nasceram a partir dos anos 1990) o icônico sistema operacional sem ter muito trabalho.

Comentários

  1. Legal. Mas eu acho mais jogo rodar no VirtualBox.

    ResponderExcluir
  2. Bacana! Eu já havia visto em algum site americano.
    Mas o interessante é notar como muita gente gosta de reviver as antigas tecnologias, peincipalmente o velho windows e mesmo o DOS, que há um tempo também vi um app para smartphone.
    O que gosto mesmo é ter tanto o hardware como o SO antigo. Me traz boas recordações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodar softwares antigos em um hardware da época é outra coisa, sem dúvida! Porém aos que não podem se dar a esse luxo, ainda é bem melhor usar uma máquina virtual como o VirtualBox ou VMWare.

      Excluir
  3. Eu acho esse bem legal também: https://www.pcjs.org/
    Emula vários ambientes no IBM PC Jr

    ResponderExcluir

Postar um comentário