Pular para o conteúdo principal

Cinco anos de blog

Já no finalzinho das férias, resolvi fazer essa postagem rápida para falar um pouco sobre o blog, exatamente no aniversário de cinco anos do dia em que fiz a primeiríssima postagem. Infelizmente ele não atingiu o resultado que eu esperava.


Sou um cara ambicioso, no bom sentido é claro: quando eu decido abraçar um projeto, espero sempre que o mesmo seja um sucesso. Quando fiz a primeira postagem do blog, exatamente em um dia 23 de janeiro do já longínquo ano de 2014, esperava que após cinco anos este espaço estivesse em com um certo nível de destaque.

Não que eu tivesse a pretensão de ser um novo Gabriel Torres ou ter a mesma exposição do Clube do Hardware (até mesmo pois o meu conteúdo é um pouco diferente), mas sim, eu esperava mais do blog. Em termos de audiência, o ápice foi em 2016, quando eu cheguei a pensar que "agora vai!', porém a partir de 2017 e no ano passado o público caiu e estagnou no mesmo patamar de 2015, o que realmente desanima.

Muitos dizem para investir também em outras mídias, mas infelizmente a minha disponibilidade é bastante escassa. Facebook eu já tentei e foi uma grande perda de tempo, Instagram e Twitter eu acho superficiais demais e no YouTube o buraco é bem mais embaixo: eu até tentei manter um canal paralelamente com o blog, mas não deu. Fazer vídeos com um mínimo de qualidade é um trabalho hercúleo, um simples videozinho de cinco minutos pode tomar facilmente umas cinco horas entre produção e edição. Admiro quem pode, mas eu não posso me dar a esse luxo em termos de tempo.

Claro que eu seria injusto se não citasse o principal retorno positivo que o blog me trouxe: os inúmeros amigos, sendo que alguns até mesmo me doaram hardware de ótima qualidade, além dos debates nos comentários, muitos deles acalorados. Excelente! 

E é em respeito a este público que continuarei, pois tenho muito hardware antigo bacana aqui que vale a pena ser mostrado. Não posso prometer uma periodicidade rígida nas postagens, as produzirei conforme me for possível, pois prefiro publicar um conteúdo de qualidade do que qualquer porcaria apenas para fechar a cota.

Porém, quando este hardware antigo acabar, será o momento do fatídico adeus. 😞

Comentários

  1. È uma pena meu Amigo, trabalho com informatica a mais de 35 anos, e atraves do teu blog pude reviver um passado muito feliz na minha vida,ver e rever testes placas,etc, é um site muito rico e muito digno de varias estrelas,mas pode contar com as centenas de Amigos que vc acolheu para dividir informaçoes muito valiosas ,mas só para realmente dá valor, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei esse site há pouco tempo. Gostei muito, pois pude aprender sobre história da tecnologia. Adoro os reviews!

    Existem poucos ou quase nenhum site sobre retroware.

    Pode contar comigo como usuário frequente do site. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Michael, nem pensa em parar heim!!!! Kkk
    Posso dizer que para min seu blog é referência e com certeza faria muita falta caso voce parasse.
    Acho que são poucas pessoas que gostam de retro computadores, tecnologia antiga, etc, mas os que gostam são fieis, principalmente pelo excelente conteudo.
    Bom retorno e um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito complicado competir com quem tem tempo e pode fazer vídeos, infelizmente te entendo perfeitamente

    ResponderExcluir
  5. Conheci o blog por um acaso no ano passado, os primeiros posts que eu acessei aqui foi de um 486 aonde relembrei minha infância quando meu pai trabalhava como técnico de informática e comprou um computador parecido com o do mesmo e por coincidência foi comprado também em 1995. 11 anos depois ganhei meu primeiro computador , isso em 2006, ele é um AMD Sempron com uma placa gigabyte(não me lembro o modelo) DDR400, com gravador de cd LG, hd de 40 gb, e a cereja do bolo era o Windows XP que meu pai havia instalado nele, pois ele veio com linux. Pretendo montar um PC raiz com ele mantendo o windows XP apenas para rodar emulador de SNES e de Nintendo 64, jogar need por speed, gta sandreas, counter strike e entre outros jogos que eu rodava na época no meu pc, e por incrível que pareça ainda tenho ele. Mas ao mesmo tempo tenho dois projetos, de Um PC raiz dos anos 2000 que vai ser com o meu primeiro pc e um dos anos 90 com Windows 95 ou 98 com o mesmo propósito(rodar jogos de MS-DOS e também emulador de nintendo). sou entusiasta na área de informática e um dos posts que eu mais gostei foi da ressureição do 286 e do 386, e da reconstrução do seu primeiro pc que me fez ter essa idéia de fazer isso com o meu pc. Parabéns pelos 5 anos de blog e sempre frequento aqui.

    ResponderExcluir
  6. Seja muito bem-vindo de volta do quase final das férias! É realmente uma pena que o site não tenha atingido o tamanho e visibilidade que você sonhava, mas pode ter certeza que pra nós, amantes das velharias, ele foi um verdadeiro achado, um oásis de boa informação. As postagens sobre VB e do desgraçado do Warsaw salvaram meu dia muitas vezes, só isso já valeria colocar nos favoritos, imagina se considerar o resto. Tomara que 2019 traga bons ventos e que você tenha o que tanto almeja. Aquele abraço! Ah, não esqueça de botar os Athlon pra trabalharem! 😄

    ResponderExcluir
  7. Bem vindo de volta! Olha como os colegas acima eu também sou amante das velharias, tive a oportunidade de ter contato com o mundo da tecnologia a partir do TELEJOGO PHILCO, aquele mesmo com o console em madeira... e dai não parei mais... Seu trabalho é maravilhoso e muito relevante para os verdadeiros amantes da Tecnologia Raiz. Encontre sempre em nós uma fonte de força para continuar seu trabalho! Forte abraço e que sucesso venha coroar sua jornada e esse maravilhoso trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Força aí, meu caro. Nem sempre comento, mas sempre leio os posts. Obrigado por toda a dedicação. E que venham muito mais antiguidades. :D

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a todos pela força. Levarei muito em consideração estas mensagens.

    ResponderExcluir
  10. Nunca desista você é cara! muito orgulho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário