Pular para o conteúdo principal

RetroUnboxing: Iomega Zip Drive externo de 100 MB

Às vezes encontra-se dispositivos antigos na caixa como se tivessem acabado de sair da loja. Confira o unboxing do clássico Zip Drive externo para a porta paralela, uma unidade de backup que foi muito popular na década de 1990 e início dos anos 2000.


Eis a embalagem:

“Use-o como o seu disco rígido”



Conforme a publicidade da embalagem, imagens digitais grandes já eram uma preocupação quanto ao espaço de armazenamento desde aos anos 1990.



Eis o clássico Zip Drive externo na cor azul:



A porta com a inscrição Zip é usada para conectar a unidade à porta paralela, enquanto que a que tem o ícone de uma impressora é usado para ligar a um dispositivo de impressão – PCs com USB e impressoras USB eram raros na época.


O conector para a fonte de alimentação:


O acabamento é muito bom, com pés de borracha antivibração:


Estão inclusos a fonte de alimentação e o cabo para ligação com a porta paralela do PC:


O kit inclui o manual, um formulário de registro (será que a Iomega ainda receberá o registro de um Zip Drive? 😛) e dois CD´s com drivers e softwares como o Norton Backup.


Até a próxima!

Comentários

  1. Que legal! Cheguei a sonhar em ter um desses. Mas era caro, tanto o drive quanto os discos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei muito Zip Drives na primeira empresa que trabalhei como estagiário. Os backups eram feitos nos Zip Disks e olha, jamais nos deixaram na mão!

      Excluir
  2. Tenho um fascínio pelos zip drives, desde que fiquei sabendo da existência deles nas revistas de informática. Só depois de um tempo eu pude ver um pessoalmente, e lembro bem até hoje a sensação de realização quando pude pegar um disquete nas mãos. Eles são lindos! O visual de disquete evoluído, com uma pegada robusta, e a capacidade louca de 100, 250 e depois insanos 750 MB(!!!) colocaram o zip drive num lugar cativo no meu coração. E o que é essa caixa anos 90 total!? Há como ser mais nostálgico e delicioso que isso? Eu pergunto e eu mesmo respondo: não há! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei esse Zip na caixa a preço de banana no estado, pois o vendedor não sabia se estava funcionando ou não. E está perfeito! Logo mostrarei o bichinho funcionando juntamente com o Pentium Pro! :-)

      Excluir
  3. Olá amigo sabe onde encontro para alugar ou comprar?

    ResponderExcluir
  4. Tenho um na caixa estado de novo. Nao tem o manual e nem os cds. Mas esta na caixa com dois disketes. Que se interessar.

    ResponderExcluir
  5. Preciso fazer a leitura de 3 discos de zip drive que estão fucionando. Alguem tem o aparelho pra fazer a leitura dos meus arquivos? Caso tenha, por gentileza entre em contato drica.zidam@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário