Pular para o conteúdo principal

Novo monitor para os retro PCs: Samsung SyncMaster 997MB

Apesar de serem pesados e espaçosos, os monitores CRT são a melhor opção para PCs antigos, por uma simples razão: eles não têm uma resolução nativa.



Quem já usou um monitor ou TV LCD (LED é a mesma coisa) fora da resolução nativa sabe que a qualidade de imagem fica uma josta. E essa resolução nativa, que geralmente é de pelo menos 1920 X 1080 (Full HD) nos monitores modernos, é um grande problema quando associado e um PC antigo cujo hardware gráfico simplesmente não foi projetado para operar em uma resolução tão elevada.

Sem falar também que a maioria dos monitores atuais tem o formato de tela 16:9 (Widescreen) ou mesmo 16:10, algo longe do ideal para aplicações gráficas antigas projetadas para o formato 4:3. Assim os antigos monitores CRT surgem como as melhores opções aos que quiserem a experiência mais autêntica possível com um PC clássico. E o Samsung SyncMaster 997MB sem sombra de dúvida é um CRT topo de linha, com as seguintes características técnicas:

  • Tela de 19” no formato 4:3;
  • Conexão D-Sub de 15 pinos (VGA);
  • Frequência vertical de 50 a 160 Hz;
  • Resolução máxima de 1920 X 1440 a 60 Hz;
  • Consumo elétrico de 100 W;
  • Peso de 18,2 kg. 😱


A grande vantagem do SyncMaster 997MB é a sua alta frequência vertical, que permite as seguintes resoluções:

  • 1600 X 1200 a 75 Hz;
  • 1280 X 1024 a 85 Hz;
  • 1152 X 864 a 100 Hz;
  • 1024 X 768 a 110 Hz;
  • 800 X 600 a 150 Hz;
  • 640 X 480 a 160 Hz.

E quanto maior é a frequência vertical, maior é a qualidade da imagem e o conforto visual nos monitores CRT.


Por fim, gostaria de agradecer ao amigo Paulo Clovis Winckler pela doação desta joia. 😃

Comentários

  1. Rigo, quando começa a juntar uns riscos claros em diagonal no monitor CRT, o que significa? Que está Velho, sabemos... :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou um especialista em eletrônica, mas arrisco que seja problema no flyback.

      Excluir
    2. deve ser difícil; de conseguir um desse né 🤨

      Excluir
  2. Caramba que bacana! Não sabia que ainda fabricavam monitores CRT.
    Para meus pcs antigos, uso um antigo lcd de 15 polegadas da ViewSonic que comprei por 10 dolares numa casa de desmanche, mas a imagem é excelente, e por ser antigo, funciona bem em baixa resolução.
    Para uso diario comprei um Benq 27 de resolução 2K, mas este monitor sempre me provoca dor de cabeça mesmo usando pouco tempo. Porque será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se fabrica mais, este exemplar é um dos últimos fabricados.

      Excluir
    2. Quanto ao Benq, qual é a frequência de atualização dele? Se for acima de 60 Hz muitas vezes o Windows não faz o ajuste automaticamente, você tem que ir nas configurações do driver de vídeo e ajustar.

      No meu Dell, quando eu mudo dos 60 para 144 Hz (o máximo dele) a melhora do conforto visual é absurdo, mesmo na área de trabalho do Windows. Porém eu tenho que fazer isso pelo driver da Nvidia.

      Excluir
    3. É o modelo GW2765 e a taxa de atualização é de 60 Hz. Eu reduzi o brilho e parece que melhorou um pouco. (https://displaylag.com/benq-gw2765ht-review-1440p-ips-monitor/)

      Excluir
    4. Pois é, no meu Dell eu também reduzo o brilho, fica muito mais confortável de usar.

      Excluir
  3. os monitores CRT ainda são melhores pois as cores deles são incríveis, além do tempo de resposta que é bem próximo de 0ms, o efeito ghosting não existe quando ele está em 60hz, fica simplesmente perfeito, além do que vc citou sobre a resolução nativa, a imagem fica ótima em qualquer resolução sem perder a qualidade, já nos monitores LCD e LED todos perdem a qualidade da imagem fora da resolução nativa e é isso que me irrita muito, pois isso exigirá mais do seu PC para rodar um jogo em resolução nativa, porém nem todos os jogos permitem mudar a resolução o que isso obriga a jogar alguns games fora da resolução nativa do LCD. nos CRT os jogos ficam incríveis mesmo em uma resolução baixa, além de economizar recursos do PC. ainda vai levar muitos anos para lançarem um monitor LCD tão perfeito quanto um CRT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho dois LG 530s novos na caixa e agora estou procurando um usado para usar com jogos arcade. Quando eu comparo o Super Street Fighter 2 em um led com o CRT a qualidade de imagem está 100 anos a frente, as pessoas acostumaram com o lcd e acham tudo normal mas se comparar cores e contraste qualquer um baba, o preto de um monitor led simplesmente é um lixo.

      Excluir
  4. Tenho dois desses monitores. Comprei em 2005, funcionam até hoje.
    Acho a resolução perfeita pra usar nele customizada: 1440x1080@85hz.
    E ele chega a 2048x1536 em 60hz. Mas 60hz doí a vista, melhor se limitar a pelo menos 72hz, ou seja, 1600x1200, ou, se quiser fazer uma resolução customizada, da pra fazer 1920x1200@72hz nele, mas não vai cobrir toda área da tela.

    ResponderExcluir
  5. excelente matéria 👈🏼

    ResponderExcluir
  6. recentemente consegui 3 tubão; para jogos retrô. e msm assim, quanto melhor um tubão for, mais ficarei ansioso, para conseguir um. em busca, do maior Hz. sou da Capital de SP

    ResponderExcluir

Postar um comentário