Pular para o conteúdo principal

Os sete mandamentos para comprar no Mercado Livre (Atualizado)

Grande parte dos componentes mostrados no blog foram comprados na rede de comércio eletrônico Mercado Livre. Assim decidi compartilhar com vocês um pouco da minha experiência de anos de garimpo.


Achou o produto que estava procurando? Então veja os sete mandamentos abaixo antes de fechar a compra.

I. Olharás a reputação do vendedor

Prefira sempre vendedores com boa reputação, pois com estes as chances de problemas são extremamente reduzidas.


Se a reputação não for das melhores, caberá a você decidir se vale a pena correr o risco. De um modo geral, para produtos de baixo valor (digamos, de até uns 100 temeres-picaretas) e que eu queira muito até arrisco, para valores elevados jamais.


II. Verás os comentários dos compradores

Recentemente o Mercado Livre alterou o seu modelo de qualificações, o que afetou muitos vendedores pois o novo modelo leva mais parâmetros em consideração, como o prazo para o envio do produto. Assim vale a pena checar os comentários dos compradores, pois muitas vezes um vendedor com reputação baixa (como o mostrado acima) pode não ser tão ruim assim. Cabe a você avaliar.


III. Perguntarás sempre

Tire todas as dúvidas sobre o produto e as condições do vendedor (se não constarem no anúncio) no campo de perguntas. Pergunte à vontade, até não haver mais nenhuma dúvida. O que eu geralmente pergunto é se o produto ainda está disponível (pode acontecer do mesmo ser vendido fora do Mercado Livre e o vendedor demorar para desativar o anúncio), sobre o estado de conservação (principalmente para hardware usado), sobre o prazo para postagem e se há garantia.

IV. Pagarás com o Mercado Pago

O Mercado Pago é a plataforma de pagamentos do portal que traz algumas vantagens, como a possibilidade de parcelar no cartão de crédito (em alguns casos sem juros). Outra vantagem da plataforma é que em caso de problemas fica bem mais fácil ser reembolsado: jamais compre de vendedores que exijam depósito em conta, pois é praticamente impossível reaver o seu dinheiro se der ruim. Descarte imediatamente tais vendedores.

V. Enviarás pelo Mercado Envios

Além do frete ser geralmente mais barato (o ML tem convênio com os Correios), toda a encomenda despachada pelo Mercado Envios tem seguro em caso de extravio. Se o envio for feito diretamente pelo vendedor e o objeto sofrer extravio, você dependerá da boa vontade (e da índole) do vendedor para ser reembolsado.

VI. Ligarás o desconfiômetro

Como dizia aquele velho deitado, quando a esmola é demais o santo desconfia. Produtos com o valor muito abaixo do praticado quase sempre escondem alguma “pegadinha”. Cito como exemplo aquelas chaves de ativação do Windows 10 por 20 merréis: elas são ilegais (geralmente são chaves vazadas de grandes corporações que tem contrato de ativação por volume com a Microsoft) e mais cedo ou mais tarde darão problema, ainda mais se forem aplicadas em empresas.


VII. Jamais dormirás

Após a compra, em caso de quaisquer dúvidas ou problemas envie uma mensagem privada ao vendedor imediatamente, como por exemplo, se o mesmo demorar além do prazo combinado para enviar o produto. Tais mensagens ficam registradas e são levadas em conta caso o pior aconteça e você tenha que abrir uma disputa.

Se o problema não for resolvido amigavelmente pelo vendedor não perca tempo e abra uma reclamação (disputa), pois assim o dinheiro do pagamento ficará bloqueado para o vendedor até que a pendenga seja resolvida. Na abertura da reclamação exponha a questão com clareza e cite todas as mensagens trocadas com o vendedor, bem como as perguntas que você fez antes da compra e que sejam relacionadas ao problema, como por exemplo o prazo para a postagem.

Sem exagerar, há uns dez anos compro no Mercado Livre e já devo ter feito, chutando por baixo, umas duzentas compras. Seguindo sempre os sete mandamentos eu tive problemas em apenas duas delas: em uma o vendedor simplesmente não enviou o produto e o valor da compra foi estornado do meu cartão de crédito pelo Mercado Pago. Na outra o vendedor atrasou bastante para enviar, mas no fim acabou enviando. Em ambos os casos após abrir a disputa o problema foi resolvido em cerca de uma semana.

Atualização de 09/02/2018: foi só eu fazer esta postagem que me deparei com um vendedor espertão no ML. Comprei uma placa-mãe Asus A7V600-X na caixa por 80 temeres-picaretas e recebi no lugar uma ECS KT600-A. O ML me dá a opção de fazer a devolução até hoje, mas, sinceramente, a minha hora de trabalho vale muito mais do que R$ 80, visto o tempo que eu perderia para reembalar a ECS e enfrentar uma baita fila em uma agência dos Correios para devolver a placa.

Assim reforço a recomendação de não comprar nada de valor elevado de vendedores com qualificações duvidosas, como é o caso desse. 

Comentários

  1. Já comprei bastante no ML e me dei mal por duas vezes. Na primeira, era uma celula solar de um vendedor de boa reputação, se não me engano de São Paulo. Estou esperando há uns dez anos a entrega (ou o reembolso).
    A segunda foi uma placa mãe vintage, não me lembro o modelo, mas parecia que a pessoa antes se enviar, passou com o carro por cima. Este ultimo tambem com boa reputação.
    É isso aí! Devemos sempre tomar o maximo cuidado!
    Hoje uso muito o Amazon USA e nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não deve ter sido fácil. Estas dica mitigam as chances de problemas, mas não temos como ficar totalmente livres desses picaretas.

      Depois da introdução do Mercado Pago houve uma sensível melhora, pois se a disputa for aberta rapidamente o pagamento fica bloqueado ao vendedor até que a pendenga seja resolvida - até vou atualizar o mandamento do "Jamais dormirás" sobre isto.

      Excluir

Postar um comentário