Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: Teclado mecânico Redragon Varuna

Conheça o teclado Redragon Varuna K559, um dos modelos mais em conta com acionamento mecânico e iluminação RGB. Será que ele é uma boa opção de compra?


Você sempre quis ter um teclado mecânico com iluminação RGB, porém não está disposto a pagar os preços estratosféricos (aqui no HuehueBr) dos modelos mais tradicionais? Então o Varuna pode ser uma boa opção que conta com os switches Outemu Blue e função Anti-Ghosting.


O kit é bastante enxuto: além do teclado em si, há um folheto com instruções simples e uma ferramenta de remoção de teclas. 


O acabamento em plástico ABS é bastante razoável.


Eis a iluminação padrão do Varuna:


Pressionando a tecla FN em conjunto com a Ins, Home, PgUp, Del, End e PgDn é possível mudar o padrão de preenchimento da iluminação, as cores e mesmo desabilitar completamente as luzes. Para eu que costumo usar o PC no escuro a iluminação é obrigatória. 


Também é possível desativar a tecla Windows (recurso muito útil em jogos para evitar acionamentos acidentais) pressionando FN + Win. Há doze teclas com funções multimídia, como o controle de volume.

Removendo as teclas pode-se observar os switches Outemu Blue:


Detalhe do switch Outemu Blue

Estou utilizando o Varuna há algumas semanas e posso dizer: o investimento em um teclado mecânico vale cada centavo! Sempre tive teclados tradicionais de membrana, e realmente a sensação tátil, a resistência de acionamento e o ruído característico dos switches mecânicos são outra vida! E olha que afirmo isto não apenas do ponto de vista da utilização com jogos, mas também para digitação pura e simples, finalidade para a qual mais utilizo o teclado. 

Porém nem tudo são flores e há algumas limitações neste modelo. A primeira delas é que o mesmo não possui software para a configuração de macros e definição das funções das teclas, além de não ser no padrão ABNT2 (não há a tecla “Ç” e deve ser configurado como Estados Unidos internacional no Windows). Particularmente não ligo para macros e sou acostumado a digitar em teclados não ABNT2, porém estas limitações podem ser determinantes para algumas pessoas e assim é importante que sejam bem frisadas.

Para finalizar, qual é o meu veredicto? Das opções na casa dos 350 reais o Varuna é uma boa escolha pelos switches Outemu Blue (que são muito similares aos Cherry MX Blue) e a iluminação RGB, desde que você não faça questão de programar macros e do layout ABNT2.

Comentários

  1. Adquiri um ante-ontem, dia 29/07
    Esse já veio ABNT2 e no próprio site da Redragon eles disponibilizaram um Software, que ainda está em beta, mas que já pode configurar tanto alguns padrões de iluminação, quanto Macros.

    Paguei R$299 em uma Loja Física

    ResponderExcluir

Postar um comentário