Pular para o conteúdo principal

Sobre os alertas de segurança

Caros leitores, desde ontem à noite algumas postagens do Blog passaram a exibir alertas de segurança nos navegadores Chrome e Firefox de que seriam páginas falsas. Podem ficar tranquilos que eu não passei para o lado negro da força e tampouco o site foi invadido - na verdade o transtorno foi causado por um link que continha a notícia sobre o final das TVs 3D, o qual por algum motivo foi considerado problemático pelo algoritmo do Google.

Desta forma removi o link da postagem e entrei em contato com o Google para regularizar a situação, que foi resolvida agora no meio da tarde e assim o Blog voltou ao normal. Caso o problema se repita, peço a gentileza de me informarem aqui nos comentários ou pelo formulário de contato. Gostaria também de agradecer aos amigos leitores que me mandaram os alertas: a vocês o meu muitíssimo obrigado!

Os alertas que eram exibidos no Chrome (esquerda) e no Firefox (direita).
Se você vê-los novamente por favor me avise

Comentários

  1. Pelo menos a partir do meu pc, apenas a página principal do blog abria sem a notificação, mas cada link dentro dela apresentava a mensagem. Uma vez que pedi pra ignorar o aviso, o acesso ficou normal. Mistérios !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos testes que fiz apenas as postagens de 2016 para cá deram problema, mas felizmente foi resolvido!

      Excluir
  2. Como descobriu que o link era o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por tentativa-e-erro. Olhei todo o código do site em busca de algo anormal (para o caso de ter sido invadido, mesmo estando hospedado diretamente nos servidores do Google). Como não achei nada de errado, nas primeiras horas da manhã solicitei ao Google a revisão do aviso porém sem sucesso - o dito cujo continuava até no início da tarde.

      Então fui excluindo as possibilidades, e a que restou foi uma aparente coincidência: o problema surgiu logo após eu ter publicado a notícia sobre as TVs 3D. Então removi o tal link da postagem, solicitei uma nova análise ao Google e bingo! Poucos minutos depois o aviso deixou de ser exibido.

      Porém não creio que o tal link tinha algum problema de segurança. O que pode ter acontecido é que, pelo fato do site em questão ser em Taiwan e conter caracteres nesta língua, o algoritmo de verificação do Google o interpretou como potencialmente malicioso.

      Excluir

Postar um comentário