Pular para o conteúdo principal

Dica rápida: acessando compartilhamentos Windows/Samba no Xubuntu com o Gigolo

Um dos principais desafios da integração de PCs com Linux e Windows na mesma rede é a questão de acesso aos compartilhamentos de rede. Nesta primeira postagem de 2015, mostrarei como acessar a partir do Xubuntu (e derivados) pastas compartilhadas em máquinas Windows e também em PCs com Linux que estejam rodando o protocolo Samba (smb). Cliquem e confiram!


O Gigolo (gostei deste nome... :p), que faz parte do pacote de softwares que acompanham o Xubuntu, é um utilitário bastante prático para acessar compartilhamentos de rede não apenas em máquinas Windows/Samba mas também de diversos outros protocolos. Ele encontra-se no menu Sistema.



Para incluir uma nova conexão, clique no primeiro ícone à esquerda ou utilize a opção presente no menu Arquivo. No tipo de serviço escolha compartilhamento do Windows e no campo server digite o nome da máquina da rede que contém o compartilhamento ou o seu endereço IP. Em seguida clique no botão com a seta ao lado do campo do nome do compartilhamento para que sejam listados todos os compartilhamentos presentes naquele equipamento. Quando solicitado, entre com as suas credenciais – também é possível salvá-las para agilizar futuros acessos.



Escolhido um compartilhamento agora clique no botão Conectar para salvar a conexão na lista do Gigolo. Você pode inclusive coloca-la em uma lista de favoritos, de forma similar a um navegador Web.



Para finalmente acessar a pasta compartilhada basta dar um duplo clique sobre o ícone da conexão.



Espero que esta dica vos seja útil! Um grande abraço e até a próxima!

Comentários