Pular para o conteúdo principal

Seagate lança o disco rígido Archive HDD de 8 TB

No início deste semestre a Seagate anunciou o lançamento de discos rígidos de 8 e 10 TB, inicialmente para clientes corporativos como grandes data-centers. Pois bem, nesta última semana a empresa também anunciou o lançamento da série Archive HDD, a primeira unidade voltada para desktops com 8 TB de capacidade!


Estas unidades são baseadas na técnica denominada de Shingled Magnetic Recording (SMR), que consiste em uma diminuição do espaço entre as trilhas de dados no disco até ao ponto onde elas ficam quase "empilhadas" uma sobre a outra. O melhor desta unidade é o preço, de somente 260 obamas, o que dá pouco mais de 3 centavos de dólar por gigabyte!

Porém como o seu próprio nome diz, este disco é mais voltado para o armazenamento de grandes volumes de dados e não propriamente para um ótimo desempenho, e as suas especificações são as seguintes: interface SATA3, rotação de 5.900 RPM e 128 MB de cache de disco, sustentando uma taxa máxima de transferência de até 150 MB/s. Em tempo, o código do seu modelo é ST8000AS0002 e por enquanto não há previsão de lançamento no Brasil (para variar).

Veja também:

Comentários