Pular para o conteúdo principal

Intel revela processador Xeon de 16 núcleos e 32 threads

Xeon E7 v3 é o nome da criança. Baseado na arquitetura Haswell-EX com litografia de 22 nm, esta maravilha tecnológica contará com nada menos do que 16 núcleos físicos capazes de rodar 32 threads devido à tecnologia Hyper-Threading. As outras características técnicas básicas são 45 MB de cache (!), controladora de memória DDR4 de quatro canais e controladora PCI Express 3.0. Para quem viveu na aurora dos microprocessadores ver um chip com 16 núcleos completos de processamento é algo simplesmente espetacular! 

Sempre é bom lembrar que os processadores Xeon são voltados para servidores de alto desempenho (até mesmo em função do custo) – para usuários domésticos o topo de linha atualmente é o Core i7 5960X que conta com 8 núcleos e 16 threads, também um número que impressiona. Por fim, o anúncio oficial será feito durante o evento IEEE international Solid-State Circuits Conference (ISSCC) que será realizado na cidade de San Francisco em fevereiro de 2015.

Veja também:

Comentários

  1. Isso para um usuário comum é ter um canhão para matar uma mosca, mas o produto é hiper míticooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No presente sim, sem dúvida.... mas temos que ver que muitos processadores atuais são melhores do que os Xeon de alguns anos atrás, então é questão de tempo para termos 16 núcleos em desktops... nergasm total! :-)

      Excluir

Postar um comentário