Pular para o conteúdo principal

Off topic: criando facilmente um formulário de contato para o seu blog ou site

Se tem uma coisa que é praticamente obrigatória em blogs ou sites é um formulário de contato, que facilita enormemente a interação com o seu público bem como também propicia melhores possibilidades de se conseguir parcerias e anunciantes. Aproveito aqui para fazer uma mea culpa: com sete meses de Blog e quase 10 mil views (muito obrigado a todos!) eu ainda não tinha feito um formulário de contato decente, lacuna que cobri agora. Nesta postagem irei mostrar a vocês como criar um formulário deste tipo no seu blog ou site de forma rápida e fácil.


Criar um formulário é mais simples do que se imagina

Escolhendo um serviço

Existem diversos serviços gratuitos para se implementar um formulário de contato. O próprio Blogger possui um, muito embora eu o considere simplório demais. O Google Docs também oferece um, muito mais completo. Uma opção simples, rápida e razoavelmente completa é o Foxyform, que foi o qual escolhi para implementar a primeira versão da minha página de contatos. 

Outra observação pertinente é que como uso o Blogger alguns procedimentos são baseados nesta plataforma, muito embora caso você utilize o WordPress ou outro serviço a implementação é bastante similar e creio que não haverá grandes dificuldades.

Criando o formulário

Acesse o site do Foxyform. No primeiro passo selecione quais campos estarão presentes no seu formulário (clique em “Mostrar opções extra” para exibir todos os campos possíveis) e também selecione quais deles serão de preenchimento obrigatório. No passo dois é possível configurar as cores de fundo e dos textos, bem como o tipo e o tamanho da fonte. No passo três digite o endereço de e-mail para o qual serão enviadas as mensagens - recomendo fortemente criar um e-mail apenas para esta finalidade.

Configurando o formulário

Conforme você for alterando os parâmetros o site exibe automaticamente uma prévia de como ficará o seu formulário, o que ajuda bastante:


Digite agora as letras da proteção anti-spam e clique em criar formulário. Será mostrado o código HTML para ser incorporado ao seu blog ou site.


Integrando com o Blogger

O melhor formato para um formulário de contato é uma página estática. No painel de controle do Blogger clique na guia Páginas e no botão Nova Página.


Digite um título para a página e clique no botão HTML. Cole aqui o código gerado pelo Foxyform:


Você pode voltar ao editor tradicional (clicando no botão Escrever) e complementar a página de contatos conforme a sua preferência. Também creio ser interessante desabilitar os comentários para esta página, por motivos óbvios. Ao terminar é só publicar a página que o seu formulário de contato estará positivo e operante! :-)

Formulário de contato em funcionamento

Agora é só criar um link para o seu formulário de contato novo em folha em alguma área visível da sua página principal e correr pro abraço! Você receberá no e-mail configurado todas as mensagens enviadas através do formulário.

Comentários