Pular para o conteúdo principal

Especial Windows Server 2012 R2 (Parte 8 - Backup Diferencial)

Retomando a série sobre o grandioso Windows Server 2012 R2, a partir desta parte abordarei algumas funcionalidades possíveis de serem implantadas através de softwares avulsos, que não acompanham o sistema operacional de forma nativa. E dentre estes recursos "avulsos", um dos mais interessantes é a funcionalidade de backup diferencial oferecido pelo protocolo Rsync. Veja neste artigo como implementá-lo no Windows Server em detalhes!


Sobre backups diferenciais e o Rsync

Um backup diferencial é uma forma seletiva de efetuar uma cópia de segurança de arquivos e pastas. Um algoritmo que realiza este tipo de operação checa se existem diferenças entre os locais de origem e destino, efetuando uma nova cópia apenas dos itens que tiverem sido incluídos ou modificados - também possível ajustá-lo para que arquivos e/ou pastas que tiverem sido excluídos na origem também sejam apagados no destino. Desta forma, este método de backup é muito mais ágil para manter duas pastas perfeitamente sincronizadas, além de otimizar o uso da rede interna por não transferir arquivos que não tiverem sofrido alterações.

O Rsync é um protocolo que implementa estas rotinas de backup diferencial, sendo extremamente popular em servidores Unix e Linux, inclusive o utilizava no meu antigo servidor Debian. Para servidores Windows há diversos softwares que implementam o protocolo Rsync -  para esta postagem abordarei o freeware DeltaCopy que funciona muito bem.

Obtendo o DeltaCopy e o configurando no servidor

O DeltaCopy pode ser obtido gratuitamente aqui (baixe a versão "With Installer"). Um detalhe importante: após a instalação deve ser substituído um arquivo .dll do DeltaCopy para que cópias de arquivos cujo nome contenha acentos e outros caracteres da língua portuguesa sejam feitas sem problemas. Para maior praticidade dos meus leitores hospedei este arquivo aqui - basta descompactá-lo e o copiar na pasta onde o DeltaCopy foi instalado, substituindo o arquivo original.

Finalizado os procedimentos de instalação, abra o utilitário DeltaCopy Server. O primeiro passo é registrá-lo como um serviço, o que pode ser feito ao clicar no botão Register Windows Service.


Há duas formas de registrar um serviço: usando uma conta local do servidor ou com as credenciais de um usuário do domínio. Particularmente prefiro a segunda opção para evitar possíveis problemas de permissão de acesso aos backups gerados.


Agora é necessário fazer o ajuste de credenciais também pelo Windows. Para tanto, acesse o painel de controle dos serviços do sistema operacional, clique com o botão direito no serviço DeltaCopy Server e escolha Properties.


Clique na guia Log On e selecione a opção This account, em seguida entre com as credenciais da conta de usuário a ser utilizada.


Se preferir é possível clicar no botão Browse e pesquisar a conta de usuário a ser utilizada.


Voltando ao DeltaCopy Server, depois de concluída a configuração do serviço, clique no botão Start Server. Se tudo deu certo, a luz verde ficará acesa.


Criando os diretórios virtuais

Falta agora a criação dos diretórios virtuais que apontarão para a pasta onde serão armazenados efetivamente os backups. Aqui mostrarei como exemplo a criação de um diretório para armazenar cópias de segurança das minhas máquinas virtuais. Podem ser criados vários diretórios virtuais, tanto quanto forem necessários.

Para isto, no utilitário DeltaCopy Server, clique na guia Virtual Directories. Dê um duplo clique no item Add New Directory e entre com o nome do diretório, que não pode conter espaços.



Selecione agora o diretório virtual criado e clique no botão Browse para selecionar a pasta que efetivamente conterá os backups.


Diretório virtual criado! É possível também inserir um comentário sobre o mesmo além de opções de autenticação por usuário e senha. A opção Read only faz com que o diretório seja usado apenas para restaurar backups. Para criar um novo diretório virtual basta repetir os procedimentos.


Configurando os clientes

Nos clientes instale o DeltaCopy normalmente (também substituindo o arquivo .dll), porém sem configurar o serviço do módulo servidor. Aqui será usado apenas o utilitário DeltaCopy Client. Neste utilitário, dê um duplo clique na opção Add New Profile.



Digite o nome do perfil no campo Profile Name e o nome ou o endereço IP do servidor no campo apropriado. Clique agora no botão com os três pontos para carregar a lista de diretórios virtuais do servidor.



Selecione o diretório virtual desejado e clique no botão Teste Connection. O aviso de conexão bem-sucedida deverá ser exibido.


Agora devem ser associados ao perfil uma ou mais pastas das quais os backups serão feitos. Para tanto, clique no botão Add Folder. Note que também é possível selecionar arquivos individuais através do botão Add Files.



Note que caso tenha sido configurado a opção de autenticação no servidor, o nome de usuário e senha deverão ser inseridos pela guia Authentication. Também é possível que o backup seja agendado através das opções Copying Schedule.

E chegamos ao final de mais um capítulo da saga sobre o Windows Server 2012 R2! Espero que estejam gostando!

Um grande abraço e até a próxima!

Próximo:
Especial Windows Server 2012 R2 (Parte 9 - Cache Web Squid)

Anterior:
Especial Windows Server 2012 R2 (Parte 7 - Configurando o Servidor de Atualizações)

Veja também:
Meu pequeno servidor doméstico (Parte 3 - Sistema Operacional e Serviços)

Comentários