Pular para o conteúdo principal

Windows eXPired (5)

O fim do suporte ao Windows XP continua rendendo! Segundo uma pesquisa feita pela Avast!, 21% dos seus clientes que utilizam XP não fazem ideia de que o suporte acabou. E outros 27% simplesmente não vão fazer nada.

Os resultados da pesquisa feita pela Avast!

Bem, para os 21% que declararam desconhecer o final do suporte, só posso dizer uma coisa: em que caverna este povo estava enterrado? O fim do Windows XP foi tão noticiado (inclusive em veículos não focados em tecnologia) que acho difícil alguém minimamente informado do que se passa ao seu redor desconhecer a informação.

E para os 27% que planejam continuar cagando e andando e não fazer nada, bem, eu diria que acessar a Internet a partir de um sistema sem suporte é mais ou menos como sair para dar uma caminhada em um campo minado usando um chinelo de dedo: é só questão de tempo até o kabooommmmm...

Se eu fosse administrador de sistemas críticos em termos de segurança, como por exemplo um sistema de home banking, pensaria seriamente em bloquear o acesso feito de máquinas com XP a partir de uma certa data (claro que fazendo bastante divulgação com antecedência). Talvez só assim mesmo para fazer o pessoal atualizar as carroças... mas Michael, ainda tem muito banco com caixa eletrônico rodando XP! Xiiiiiiiiiii...... :-)

Falando em carroça, cito novamente aqui o que escrevi na primeira postagem sobre o tema: a grande maioria dos equipamentos com cinco ou seis anos de uso é capaz de rodar o Windows 7 ou o 8.1 de forma satisfatória. Em equipamentos mais antigos infelizmente não há muito o que fazer, talvez aproveitá-los com alguma versão peso-leve do Linux ou então continuar com o XP e afastá-los de tarefas que envolvam questões de segurança, confidencialidade e dados críticos.

Próximo:

Windows eXPired (6) – Possibilidade de atualizar o Windows XP até 2019

Anterior:

Windows eXPired (4) – Extensão do suporte para a China

Comentários

  1. Sabe uma palavra que resume isso? Tacanhas, acreditam que novidades e flexibilidade não são boas, utilizam os sistemas por puramente não quererem pagar outro, vulgarmente conhecidos como sovinas. O Xp é um sistema morto, quer eles queiram, quer eles não queiram, felizmente isso acontece e como tudo na vida, existe um começo, meio e fim. Se as pessoas adoram abraçar defuntos, então fiquem em casa com eles, enterrem no quintal e se acessar a Net e pegar vírus, ou for atacado por alguma falha de segurança, desculpa mas BEM FEITO, merece, GOSTOSOOOOOOOOOOOO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, se pegarem vírus e tiverem problemas como a conta limpa e o cartão clonado não foi por falta de aviso.

      Excluir

Postar um comentário