Pular para o conteúdo principal

Nvidia encerrará suporte de drivers para as GPUs da série GeForce 405 e anteriores

Se você possui uma placa de vídeo baseada nas GPUs Nvidia das séries 8000, 9000, 100, 200, 300 e 405 (além de produtos da série Quadro e GPUs voltadas a portáteis baseadas nestas famílias) saiba que o final está próximo: a Nvidia anunciou que os drivers da série 340 serão os últimos compatíveis com estas GPUs.

XFX GeForce 9600 GT

Eu mesmo tenho duas delas: uma XFX 9600 GT comprada em 2008 que sobrou de um upgrade (com a qual pretendo montar uma máquina Linux) e o meu MacBook White é baseado na GPU 9400M (porém no caso do Mac OS o driver é fornecido pela própria Apple). Embora possamos ficar um pouco chateados a princípio, temos que ver também o lado do fabricante: algumas destas GPUs tem quase dez anos de vida e manter o suporte a elas aumenta de forma significativa a complexidade dos drivers, podendo ser ainda um limitante para aumentar a otimização para as GPUs mais recentes. 

De qualquer modo, os drivers da série 340 (que ainda não foram lançados) continuarão atuais por um bom tempo: sendo compatíveis até com o Windows 8.1, tem grandes chances de manterem esta compatibilidade com novas versões do Windows.

Comentários