Como converter uma imagem ESD para WIM

Estava eu criando um pendrive “canivete suíço” que incluiria a instalação do Windows 10 com o Anniversary Update, quando lembrei de que o novo Windows não mais utiliza o formato de imagem WIM, mas sim o ESD, sendo desta forma incompatível com o software WinAIO Maker (veja mais detalhes na postagem referenciada acima). Porém, no Windows 10 é relativamente fácil converter imagens do formato ESD para WIM. Confira!

O primeiro passo é abrir o ISO de instalação do Windows 10, o que pode ser facilmente feito pelo próprio Windows Explorer ou por utilitários como o 7-Zip. Feito isto, copie o arquivo install.esd presente na pasta sources para qualquer outra pasta de sua preferência no disco. Em seguida abra um Prompt de comando como Administrador e navegue até a pasta onde o arquivo foi copiado:


Em seguida devemos verificar quais imagens de instalação estão presentes no arquivo. Para tanto, rode o comando:

dism /Get-WimInfo /WimFile:install.esd

O resultado:



Agora vamos efetuar a conversão propriamente dita. Será utilizada a imagem do Windows 10 Pro, cujo índice é o 1 conforme vimos. O comando de conversão é o seguinte:


dism /Export-Image /SourceImageFile:install.esd /SourceIndex:1 /DestinationImageFile:install.wim /Compress:max /CheckIntegrity


Caso você queira utilizar uma imagem diferente, basta alterar o número do índice no parâmetro SourceIndex. Os parâmetros Compress:max e CheckIntegrity são autoexplicativos. Se tudo der certo, será criado um arquivo install.wim na mesma pasta.


A imagem no formato WIM pode ser facilmente manipulada para a criação de mídias com múltiplas instalações do Windows. A sua criatividade (ou necessidade) é o limite.



EDIT 25/01/2017: múltiplas imagens no mesmo arquivo WIM

Para inserirmos mais de uma imagem no mesmo WIM, o processo é simples: devemos repetir o comando de exportação para cada imagem desejada acrescido do parâmetro DestinationName. Pagando o exemplo acima, vamos acrescentar o Windows 10 Pro (índice 1) e o Home (índice 2) no mesmo arquivo WIM. Primeiro rodaríamos o comando:


dism /Export-Image /SourceImageFile:install.esd /SourceIndex:1 /DestinationImageFile:install.wim /DestinationName:"Windows 10 Pro" /Compress:max /CheckIntegrity


Em seguida o comando:


dism /Export-Image /SourceImageFile:install.esd /SourceIndex:2 /DestinationImageFile:install.wim /DestinationName:"Windows 10 Home" /Compress:max /CheckIntegrity


Note que as únicas diferenças são os índices e os nomes. O resultado deverá ser o seguinte:


Veja também:
Criando um pendrive canivete suíço (Parte 1 - Preparando as imagens do Windows)
Como criar uma imagem de instalação do Windows em um pendrive ou cartão SD

Comentários

  1. o meu de uerro, nao reconeceu o comando export

    ResponderExcluir
  2. ola amigo gostaria de mas detalhe pois eu estou usando o windows10 pro e nao consigo fazer essa inversao,
    pois faço o mesmo processo mas nao reconhece o comando ,
    agradeço desde ja pela a resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Executou o prompt de comando como Administrador?

      Excluir
  3. quando eu dijito cd Desktop\RETROTMP\install
    aparece ( o sistema nao pode encontrar o caminho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Note que o caminho Desktop\RETROTMP\install utilizei apenas como exemplo. Você deve alterar o comando para o caminho onde você colocou o arquivo ESD, ok?

      Excluir
  4. Muito interessante!, bem útil para as imagens que encontra na net, às vezes lançam duas ISOs, uma x86 e outra x64 com vários Windows, e é chato precisar de dois pen drives, com essa dica e algumas outras aqui do seu blog eu consegui montar uma ISO do jeito que eu queria.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Olá, amigo! Como faço para, no lugar de converter uma única imagem, converter todas elas de uma única vez?

    Em seu trabalho: "dism /Export-Image /SourceImageFile:install.esd /SourceIndex:1 /DestinationImageFile:install.wim /Compress:max /CheckIntegrity", voce sugeriu "SourceIndex:1". No meu caso, o que seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve rodar o comando para todas as imagens desejadas. Em breve atualizarei a postagem.

      Excluir
  6. E o caminho contrario para converter para esd, já que após editar minhas wims, considerando que o esd é mais comprimido e poderei deixar minha imagem mais enxuta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esd no mac nao deixa imagem menor. para mim q uso WDS nao pode ser esd

      Excluir
    2. https://www.winreducer.net/winreducer-es-wim-converter.html

      Excluir

Postar um comentário