Pular para o conteúdo principal

Software da Samsung desativa o Windows Update sem o conhecimento do utilizador

O utilitário SW Update da Samsung, ferramenta que tem por objetivo manter os laptops da empresa atualizados em relação aos softwares de suporte e drivers de dispositivos, também possui um comportamento que não seria esperado para um utilitário da sua categoria: ele desabilita o Windows Update, que é o canal oficial da Microsoft para a disponibilização de atualizações e correções para os seus sistemas operacionais. O problema foi identificado pelo MVP Patrick Barker.

O SW Update instala sem o conhecimento do utilizador o executável Disable_Windowsupdate.exe (na pasta C:\ProgramData\Samsung), o qual faz exatamente o que o seu nome sugere, com outro detalhe sórdido: mesmo que o utilizador manualmente ative o Windows Update, a cada vez que é carregado em memória o Disable_Windowsupdate.exe mata o processo do WU sem qualquer cerimônia. Pelo visto a Samsung realmente não gosta de manter os seus dispositivos atualizados, sejam eles Windows ou Android... a justificativa da empresa é que o Windows Update poderia instalar drivers que não seriam totalmente compatíveis com os dispositivos. Então tá.

Se você utiliza um laptop da Samsung, isto pode não ser verdadeiro


Enfim, depois do fiasco da Lenovo com o Superfish, mais um grande fabricante protagoniza um vexame épico. Quando vão aprender que não queremos comprar dispositivos (sejam eles laptops, desktops ou mobiles) que venham com o sistema operacional abarrotado de lixo eletrônico? Se eu comprasse um laptop hoje em dia, faria um reset do sistema operacional assim que saísse da loja.

Comentários

  1. É uma vergonha. A Microsoft tem que enquadrar esse tipo de coisa nos contratos com os fabricantes, não é possível. Isso aí é tão ou mais grave do que o Superfish.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível que uma empresa com os recursos da Samsung possa fazer algo tão porco. Concordo que a Microsoft deveria chamar os fabricantes na chincha, principalmente para dispositivos "certified for Windows".

      Excluir
  2. Ridículo, não é de hoje que não gosto dos produtos da Samsung, mais uma mancada épica dessa empresa que cada vez mais se afunda no seu jeito porco de lidar com os clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qualidade dos notes deles até que é boa quanto ao hardware, mas isso sem dúvida é um Epic Fail. Porém independente do fabricante o melhor mesmo é mandar um reset no Windows, visto que todos abusam do bloatware e crapware.

      Excluir

Postar um comentário