Pular para o conteúdo principal

Um comparativo e uma viagem

O Clube do Hardware fez um ótimo comparativo (como sempre) entre a GeForce GTX Titan X, considerada a melhor placa de vídeo single GPU do mundo, e a topo de linha anterior GeForce GTX 980. Ambas são baseadas na nova e badalada arquitetura Maxwell da Nvidia.

A cobiçada (e caríssima) GeForce GTX Titan X


Os resultados foram muito interessantes. A Titan X obteve uma superioridade incontestável (principalmente em 4K), mas muito aquém da expectativa. A maior diferença apurada nos diversos ensaios foi de 35%, ficando em média nos 23%.

Estes números me fizeram viajar levemente na maionese. Como vocês talvez saibam, tenho um arranjo SLI com duas GeForce GTX 760 com overclock (a GPU de ambas roda a 1085 MHz, sendo que o padrão das GTX 760 é 980 MHz). Este arranjo tem praticamente o mesmo desempenho de uma GTX 780, que em média é 20% mais lenta do que a GTX 980, que por sua vez é 23% mais lenta do que a Titan X conforme vimos no teste do CDH.

Isto posto, as minhas duas GTX 760 teoricamente oferecem 57% da performance de uma Titan X. Ambas me custaram em torno de R$ 1600 e estou desfrutando delas desde janeiro do ano passado. Por sua vez a novíssima Titan X custa a bagatela de 999 obamas nos EUA, enquanto que o preço médio praticado pelas lojas brasileiras bate na pequena fortuna de 5000 dilmas (à vista)*, ou seja, uma diferença de preço de incríveis 312% para uma performance apenas 43% superior!


A dupla dinâmica


Logicamente que este comparativo é meramente ilustrativo e não enfoca todas as situações (como o camarada que joga em dois monitores 4K, muito embora neste cenário até mesmo a Titan X seria insuficiente). Mas de qualquer modo, na minha humilde opinião duas GTX 760 formam o arranjo SLI com um dos melhores custo x benefício de todos os tempos, um dos poucos SLI que realmente fazem (ou fizeram) sentido. Portanto, caso você tenha uma GTX 760 e a sua placa mãe e fonte de alimentação suportarem um SLI, compre outra 760 em alguma promoção e seja feliz!

* Apesar do preço estratosférico, em várias lojas que pesquisei as Titan X estavam com o estoque esgotado. Realmente há pessoas corajosas que são capazes de pagar cinco mil dinheiros em uma placa de vídeo.

Veja também:

Comentários