Pular para o conteúdo principal

Dica rápida: instalando o .net Framework 3.5 nos Windows 8.X e 10 manualmente

Ao contrário do antecessor Windows 7, os Windows 8.X e 10 não contam com o .net Framework 3.5 de forma nativa, fazendo aplicações dependentes desta versão da plataforma falharem miseravelmente. Nesta dica rápida veremos como incluir este recurso nos Windows 8, 8.1 e 10 manualmente, para quando a instalação automatizada não funcionar – o que ocorre mais do que se imagina.




Para efetuar o procedimento é necessário que você tenha a mídia de instalação do Windows 8.X ou 10 em mãos, esteja ela em um DVD, em um pendrive ou mesmo em um arquivo ISO. Neste último caso é necessário montar o ISO antes de prosseguir, para tanto basta dar um duplo clique sobre o arquivo que o próprio Windows irá fazer montagem da mídia.

Arquivo ISO contendo a instalação do Windows 8.1 montado na unidade G:


Com a mídia a postos, abra uma janela do prompt de comando como Administrador e entre com o seguinte comando (substitua a unidade G: pela letra da unidade correspondente à mídia de instalação):

DISM /online /enable-feature /featurename:NetFx3 /LimitAccess /Source:G:\sources\sxs


Pronto! O .net Framework 3.5 agora está corretamente instalado nos Windows 8.X ou 10 e os softwares dele dependentes deverão rodar sem problemas. Um forte abraço e até a próxima!

Veja também:

Dica rápida: como inicializar o Windows 8.X no modo de segurança
Minha experiência pessoal com o Windows 8.1 Update 1

Comentários