Pular para o conteúdo principal

O que o Build 10130 do Windows 10 traz de novo

Na última semana saiu mais uma compilação do Windows 10, a 10130. Confira aqui as principais novidades na tradicional análise RETROWARE!

EDIT 05/06/2015: a Microsoft disponibilizou o ISO oficial do Build 10130.

O menu Iniciar maximizado é uma das novidades

Um novo modo para o menu Iniciar

Além do modo normal e do Continuum, o menu Iniciar ganhou também o modo maximizado (ou tela cheia), mostrado na imagem de abertura da postagem. É perceptível que a Microsoft está procurando satisfazer uma maior variedade de preferências pessoais oferecendo diversas opções de escolha, aspecto que foi a principal fonte de críticas ao massacrado Windows 8.X.

A configuração do menu Iniciar é feita na nova tela de ajustes presente no applet configurações do sistema, item personalização.

A opção destacada habilita ou desabilita o menu Iniciar em tela cheia


Tem para todos os gostos: o menu Iniciar tradicional...



... e o em tela cheia - neste modo ele fica bem parecido com a tela Iniciar surgida com o Windows 8.1 Update 1. Clicando no ícone presente no canto superior esquerdo é possível visualizar os aplicativos e também há como digitar o nome do software que se deseja localizar.



Notem também que os problemas com a renderização dos ícones dos aplicativos desktop surgido no Build 10122 foram corrigidos.
Demais detalhes

O Microsoft Edge (Project Spartan) foi atualizado para a versão 15.



Outra novidade que chama a atenção é um novo pacote de ícones, visto que os que vieram até o Build 10122 foram bastante criticados por muitos pela sua excessiva simplicidade. Pessoalmente nunca os achei ruins, mas sem dúvida o novo pacote traz ícones bem mais elegantes como os mostrados na imagem abaixo.

Alguns dos novos ícones


Por fim, depois do espasmo mostrado na compilação anterior (onde o instalador ao menos abriu), no Build 10130 o Kaspersky Antivírus 2015 voltou a ser barrado. Quanto aos demais softwares nenhuma novidade.



Finalizando, com o lançamento do Windows previsto para o dia 29 de julho, sem dúvida as novas compilações de testes serão muito mais focadas na correção de bugs e para aparar arestas, e o Build 10130 é um exemplo disto. 

Até a próxima!

Veja também:

Comentários