Nova Linux, a distribuição da revolução

O governo cubano retomou o projeto do Nova Linux, distribuição estatal cujo objetivo é rodar em todos os computadores do país. Viva la revolución!


Conforme o site oficial da distribuição, são três edições da mesma: a “Escritorio”, para estações de trabalho, a “Servidores” cujo nome já explica e a “Ligero”, mais leve voltada a PCs com menos recursos, que devem ser a maioria. Core i7? Ryzen? Somente o Raúl deve ter. Há também o “Novadroid”, uma modificação do Android “adaptada às necessidades e à realidade da sociedade cubana”.


Desenvolvido na Universidade de Ciência da Informação de Havana, a distribuição é baseada no Ubuntu com a interface gráfica Gnome. Conforme Hector Rodriguez, diretor da Universidade, o Nova Linux deverá substituir o Windows em todos os PCs do país. Liberdade de escolha é isso aí! Ainda conforme o diretor, “o movimento do software livre é próximo da ideologia do povo cubano, acima de tudo pela independência e soberania”. Realmente é tudo muito lindo, se não fosse por um detalhe: o código-fonte do Nova Linux é fechado. 

E eu que achava que código fechado era coisa de capitalista... 🙈

Aparentemente o Nova Linux é um ReFiSeFuQui do Ubuntu com alguma propaganda governamental, muito embora eu ainda não tive coragem de testar. Qualquer hora dessas, quando eu não tiver absolutamente mais nada para fazer, baixarei o ISO e o instalarei em uma máquina virtual desconectada da Internet – esta precaução é necessária, pois vai saber que tipo de software espião deve ter nisso, ainda mais com o código fechado? Coitado do pobre cidadão cubano que digitar “Miami” ou “Trump”, o Raúl deve ficar sabendo na hora (e o Fidel também, usando uma VPN no inferno) e o cidadão certamente receberá uma agradável visita dos comissários do povo.

Seguindo a moda das distribuições socialistas, fico imaginando como seria se o principal adversário do presidente Bolsonaro tivesse vencido. Será que teríamos o Lulinux Livre, a distribuição oficial do governo que rodaria em todos os PCs do país? 😂

Fonte: Wikipedia.

Comentários

  1. > o código-fonte do Nova Linux é fechado

    kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Interessante porque deve rodar em pcs bem antigos, acho que o pc mais novo lá deve ser o pentium 1.
    Já o “pc” mais antigo é o partido comunista. Kkk
    E viva a liberdade de escolha!!!
    Agora eles podem escolher entre usar o computador ou deixá-lo desligado.
    Pobre povo!😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: tambem achei hilário sobre o codigo fonte fechado.😂😂😂

      Excluir
    2. "Agora eles podem escolher entre usar o computador ou deixá-lo desligado"

      Perfeito!

      Quem disse que regimes socialistas não dão uma opção de escolha? kkkkkkkk

      Excluir
    3. Não tenho certeza se é bem assim não. Lembremos que Cuba tem China e Rússia como aliados, e certamente opera alta tecnologia em atividades críticas como qualquer outro país. Lembremos que a Coreia do Norte, embora pobre e isolada, é uma potência hacker.

      Mas com certeza, essa distribuição Linux tem mais intenção de ser utilizada nos computadores dos cidadãos (que não devem ser muitos) e das universidades.

      (esse trecho contém ironia) OBS: É lógico que apenas os países comunistas espionam os seus cidadãos. É inimaginável que empresas como a Microsoft, a Apple, o Google, o Facebook e a Samsung, além dos governos dos países, violem a privacidade de seus clientes com finalidades duvidosas (fim do trecho com ironia).

      Excluir
    4. Sem dúvida.

      A diferença é que se eu digitar "o Trump é um boçal" no meu PC Windows não vão me dar um chá de sumiço.

      Excluir
    5. Não tenho certeza. Acho q depende um pouco do tamanho do turbante e do nariz...

      Excluir
    6. Você me convenceu.

      A partir de agora farei como os socialistas, começando pelos comentários que serão moderados.

      Abraço.

      Excluir
    7. De qualquer forma, temos que dar graças a Deus por não termos nascido na venezuela, buraco da america, em cuba da pobreza, ou na russia, onde as pessoas se suicidam por tristeza quando a vodka não reconforta mais, ou na coreia do norte, que se você parar para conversar com um amigo na rua ou não tiver a foto do ditador da parede de casa voce é preso.
      O Brasil apenas passou por uma doença comunista, mas com certeza vai se curar.

      Excluir
    8. Temos que rezar para Deus iluminar o Bolsonaro, o Guedes e o Moro, e que eles façam um bom governo. Só assim poderemos ter a certeza da cura.

      Excluir

Postar um comentário