Pular para o conteúdo principal

Nvidia dá adeus aos 32 bits (e sobre o meu sumiço)

Gigante dos chips gráficos abandonará o suporte aos sistemas operacionais de 32 bits por completo a partir da versão 390 dos seus drivers. Veja também os motivos da minha ausência do blog.


As últimas semanas não foram fáceis. Tivemos um triste e inesperado falecimento na família devido a um acidente e logo em seguida fiquei doente (uma sinusite – nunca tive isso, parecia que eu tinha levado uma porrada na cara de tanto que doía, foram dez dias de antibiótico). Porém cá estou eu, mas não por muito tempo: em janeiro entrarei em gozo de merecidas férias. 😂

---------

Mas vamos ao que interessa. A notícia que mais chamou-me a atenção durante a minha convalescença foi a de que a Nvidia encerrará o suporte a sistemas operacionais de 32 bits (Windows, Linux e BSD) a partir da versão 390 dos seus drivers – a versão atual na data em que escrevo é a 388, que segundo a empresa receberá apenas correções de segurança até janeiro de 2019, sem quaisquer novos recursos.

Embora uma meia dúzia de ranzinzas tenham reclamado, eu vejo tais iniciativas com bons olhos. Claro que a arquitetura x86 trazida pelo 80386 em 1985 foi importantíssima para o fomento dos computadores pessoais, mas já passou da hora da mesma ser aposentada (ainda mais se considerarmos que a arquitetura x86-64 foi introduzida pela AMD em 2003!), sem falar do trabalho extra de desenvolver para duas arquiteturas. Segue o baile.

Fonte: Guru3D.

Comentários

  1. Meus pêsames pela perda, é sempre um choque, mesmo quando esperado. Sobre a sinusite, faz anos que não tenho uma crise, e é realmente de rachar a cuca. Quanto aos drivers, já vai tarde o suporte aos 32 bits e reclamões vão haver sempre. Aposto que na conversão da água em vinho reclamaram porque não tinha branco, só tinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pêsames pela sua perda, é algo que sabemos que irá acontecer com qualquer pessoa, mas quando perdemos alguém próximo, é sempre um choque. E te desejo melhoras da sua saúde aí pra você.
      Bem, em relação a questão dos 32-bits da NVIDIA, uma hora isso ia chegar. Se isso já ajudar na otimização dos drivers e na redução do tamanho, esse adeus aos 32-bits já ajuda muito.

      Excluir
    2. Concordo, realmente os 32 bita já estavam fazendo hora extra.

      Excluir

Postar um comentário