Pular para o conteúdo principal

Ryzen 3 1200 com oito núcleos? Pode isso Arnaldo?

YouTuber alega ter um Ryzen 3 1200 com oito núcleos desbloqueados. Apesar de ser algo incomum, isto é perfeitamente possível de acontecer. Veja aqui o motivo.



Dentro da nova linha de processadores da AMD, o modelo Ryzen 3 1200 é o mais básico: conta com quatro núcleos físicos e a mesma quantidade de threads, com frequência base de 3,1 GHz. Porém um YouTuber alega que comprou este processador e que o mesmo veio com oito núcleos desbloqueados (mas sem o SMT), conforme mostrado pelo software CPU-Z (capturei a imagem do vídeo):


Isto não é algo impossível de acontecer. Aos que não sabem, a fábrica que produz os processadores Ryzen (a AMD é uma empresa fabless, ou seja, não tem fábrica própria e os seus chips são feitos por terceiros) não possui uma linha separada para cada modelo dos Ryzen: ela fabrica apenas o modelo mais completo, no caso o Ryzen 7 com oito núcleos.

Porém nem todos os processadores saem com todos os núcleos perfeitos: dois oito, pode ser que somente seis ou mesmo quatro núcleos estejam totalmente dentro dos parâmetros de confiabilidade esperados. Assim os núcleos imperfeitos são desativados e o processador é reposicionado para as linhas Ryzen 5 e 3.

Isto posto, talvez ainda seja cedo demais para o dono do Ryzen 3 1200 de oito núcleos comemorar. É possível que um ou mais núcleos estejam imperfeitos e que a fábrica "esqueceu" de desativá-los, o que poderá acarretar em instabilidades na operação do sistema.

Agora, se todos os núcleos estiverem realmente estáveis (o que somente testes de stress severos poderão atestar) este cara teve uma baita sorte. Sem falar que ele tem em mãos um produto único: simplesmente não existe na linha Ryzen um processador de oito núcleos e oito threads, sem o recurso SMT.

Fonte: YouTube.

Comentários

  1. Esse russo nasceu com a bundovski virada pra Luovisk, só pode. Pra ele, upgrade nunca mais. O que será mais melhor de bom no custo-benefício que esse 1200 tunado, rebaixado e com "neão"? Em desempenho bruto um Ryzen 6/12 deve vencer, mas nunca jamais valerá a pena. Arrisco a dizer que essa mosca branca é o melhor achado da história dos processadores, mais ainda que os Celeron 300A e seu overclock inacreditável.

    ResponderExcluir
  2. E pra adicionar insulto a injúria, se o silício desse processador for bom, ele pode alcançar bem mais que os 3.45GHz dos R3 1200. Torçamos pra que seja o caso. Esse tal de Boris, Ivan, Igor, Vladmir, Aleksander ou o que quer seja deve estar soltando fogos russos, que pra nós devem ser igual dinamites :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhahahahaah os fogos russos devem ser mísseis Katyusha!

      Excluir

Postar um comentário