Pular para o conteúdo principal

O Windows 10 Mobile está oficialmente morto!

Microsoft jogou definitivamente a toalha para o seu sistema móvel. Confira o obituário completo aqui.



A pá de cal veio de Joe Belfiore, vice-presidente da divisão Windows. No seu Twitter oficial, ele deixou claro como a luz do dia que a Microsoft está oficialmente desistindo do sistema. Nas suas palavras:

“Of course we'll continue to support the platform.. bug fixes, security updates, etc. But building new features/hw aren't the focus.”

Ou seja, a partir de agora a empresa apenas dará o suporte básico durante o ciclo de vida do produto. Novos recursos e aparelhos estão descartados. RIP Windows Mobile. 😪

O executivo confirmou o que todos nós sabíamos desde a época do Windows Phone: a falta de aplicações matou o sistema, por maiores que fossem os esforços da Microsoft junto aos desenvolvedores, inclusive fornecendo aplicações prontas e ajuda em dinheiro aos mesmos. É como o Teorema da Tostines: os desenvolvedores não produzem para Windows Mobile por este ter poucos utilizadores, e os utilizadores não compram aparelhos Windows pela falta de aplicativos.

Ainda conforme Belfiore, a partir de agora a Microsoft focará os seus esforços em desenvolver aplicações para os ex-concorrentes Android e iOS. Exemplos disto são um launcher para o sistema do Google e o navegador Edge para ambos, além das aplicações clássicas como o Microsoft Office e o Onedrive.

É uma pena. Eu realmente achava que 2017 seria o ano do Windows Mobile, e que 2018 seria o ano do Linux nos desktops. 😄


Comentários

Postar um comentário