Pular para o conteúdo principal

Afinal de contas, a Nvidia realmente sabota as suas placas antigas?

Há anos correm boatos em fóruns e afins de que a Nvidia supostamente sabotaria as GPUs antigas nas novas versões dos seus drivers, como uma forma de forçar upgrades. Será que isto é verdade?


O canal Linus Tech Tips no YouTube teve a paciência de testar as principais GPUs da Nvidia lançadas nos últimos cinco anos, partindo da GeForce GTX 680 até a 1080 Ti. Foram utilizados os drivers disponíveis no lançamento de cada GPU e a versão mais atual da Nvidia na época dos testes, em conjunto com os jogos The Witcher 3, Metro: Last Light e BioShock Infinite.


Os resultados mostraram que as placas melhoraram sutilmente com a versão mais recente do driver, porém o mais importante é que não houveram perdas. E antes que comecem os mimimis de que o Linus testou com “apenas” três jogos que supostamente seriam mais otimizados para GPUs Nvidia, pensem na quantidade de combinações que ele teria que testar se incluísse mais títulos. Pimenta no dos outros é refresco.

Enfim, pode até ser que a AMD dispenda mais esforços em otimizar os novos drivers para as GPUs antigas, mas isto não quer dizer que a Nvidia propositalmente prejudique os seus produtos clássicos. Também não se pode confundir drivers com bugs (o que pode acontecer com qualquer fabricante) com sabotagem.

Comentários