Como gerenciar arranjos RAID no modo UEFI em placas-mãe AM4

No firmware das placas-mãe AM4 há uma opção para gerenciar arranjos RAID diretamente no modo UEFI. Confira aqui como acessá-la.


Sim, há uma opção no firmware das placas AM4 que permite gerenciar arranjos RAID diretamente no modo UEFI, porém o seu acesso fica um tanto quanto “escondido”. O nome das opções e a sua localização podem variar conforme a marca e modelo da placa-mãe, porém o caminho das pedras é o mesmo.

Importante: quaisquer componentes que não suportem o modo UEFI deixarão de funcionar. Por exemplo, no meu caso eu tinha instalada uma placa controladora SATA Comtac genérica que não funcionou. E como saber se determinado componente funciona no modo UEFI? Somente testando.

Primeiramente, temos que acessar a opção de compatibilidade CSM e desabilitá-la:



Agora nas opções de armazenamento habilite o modo RAID, caso ainda não o tenha feito. Salve as configurações e reinicie, entrando novamente no Setup em seguida.


No menu Advanced magicamente deverá ter surgido a opção RAIDXpert2. Em algumas placas esta opção pode estar presente no submenu Storage.


O RAIDXpert2 possui as mesmas funções do firmware de legado, o qual eu mostrei nesta postagem.



A opção Rescan Disks traz as informações dos discos conectados e dos arranjos RAID criados, caso houverem.


Eis as funções de criação, exclusão e gerenciamento de arranjos. Um ponto muito positivo é que arranjos criados a partir do firmware de legado são plenamente compatíveis e vice-versa.


Este é o meu arranjo RAID 0 criado com dois SSDs AMD Radeon R3 de 240 GB:


As informações de um dos SSDs:


Já este é um arranjo RAID 0 criado com dois discos Seagate Barracuda de 2 TB (7200 RPM e 64 MB de cache):


É isto aí! Mais uma limitação para o uso do modo UEFI acaba de ser derrubada. 

Além da já citada compatibilidade com os dispositivos, a única ressalva é que o disco para a instalação do Windows deverá estar com a tabela de partições no formato GPT. No mais, é só alegria.

Comentários

Postar um comentário