O Windows 10 Creators Update não é compatível com alguns modelos dos Intel Atom

Tens um PC ou outro dispositivo equipado com os processadores Intel Atom Z2760, Z2520, Z2560 e Z2580 (Clover Trail) com o Windows 10 instalado? Então você tem um problema.


Os processadores Intel Atom Clover Trail estão em muitos dispositivos lançados entre 2013 e 2014 produzidos por diversos fabricantes tais como Acer, Asus, Dell, Fujitsu, HP, Lenovo, Samsung e ZTE. Eles originalmente tinham o Windows 8/8.1 e puderam ser atualizados até o Windows 10 Anniversary Update lançado em julho do ano passado.

Porém o mesmo não se repetiu com o Creators Update, a última atualização do Windows 10 lançada em março deste ano: o instalador simplesmente informa que não há suporte, e isto depois de fazer o pobre dono do equipamento baixar mais de 3 GB de dados. Baita sacanagem!


O problema está na falta de driver para a GPU integrada: nos Clover Trail a GPU não é da Intel, mas sim da PowerVR (mais precisamente da sua subsidiária Imagination Technologies), aquela mesma que está em apuros depois de perder a Apple, sua principal cliente.

E o mais cruel desta história é o seguinte: os donos dos equipamentos que preferiram continuar com o Windows 8.1 terão suporte até outubro de 2023, enquanto que o suporte para o Windows 10 Anniversary Update acaba em janeiro de 2018 (cada grande atualização do Windows 10 recebe atualizações por apenas 18 meses). 😱

O suporte da Acer informa que a Microsoft e a Intel estão trabalhando para resolver o problema. Realmente a GPU da PowerVR deve ter alguma particularidade inusitada, pois o mesmo driver que há para o Anniversary Update não funcionar no Creators é de lascar - nos meus testes com o Windows 10 em diversos PCs até mesmo alguns drivers para o Windows 7 funcionaram no 10.

Fontes: ZDNet e Ars Technica.

Comentários