Pular para o conteúdo principal

Utilizando o Windows Vista com um hardware moderno #2

Confira mais detalhes sobre a operação do Windows Vista em um hardware moderno, assim como alguns comparativos de desempenho. Será que ainda é possível usar o Vista nos dias atuais?


Mudanças pontuais na configuração e overclock

Em relação à configuração apresentada na primeira postagem desta série, houveram duas pequenas mudanças na configuração. A primeira delas é a troca do cooler pelo Deep Cool Ice Edge Mini (o Cooler Master Blizzard T2 foi alocado para outro projeto) e a fonte Seventeam de 500 W foi substituída pela Thermaltake Smart de 600 W, uma vez que eu não confiava na Seventam para segurar um Core 2 Quad Q6600 em overclock.



Falando em overclock, tive que dar uma leve aliviada no Q6600: reduzi a sua frequência para 3,3 GHz (FSB de 410 MHz X 8), visto que a 3,4 GHz havia alguma instabilidade do sistema e eu não quis forçar mais no Vcore. De qualquer modo, 3,3 GHz com FSB de 410 MHz não é nada mal para um Q6600!





O loop eterno do Windows Update

Apesar de estar com o suporte encerrado desde abril, o Windows Update do Vista continua funcionando (quase) normalmente. O problema é que ele fica buscando pelas atualizações e não sai disto.

Após muito pesquisar descobri que devem ser instaladas algumas atualizações de forma manual para o Windows Update voltar funcionar, algo semelhante ao que deve ser feito no Windows 7. As atualizações devem ser instaladas na sequência correta conforme mostra a imagem abaixo, e a última delas é opcional caso o Internet Explorer 9 esteja instalado.


Feito isto, o Windows Update volta a funcionar:


Mas nem tudo saiu como o esperado. Da primeira vez mandei instalar todas as atualizações da lista e o Vista após reiniciar não saía desta tela. Não restou-me outra opção senão formatar e reinstalar o sistema… shit happens. 


Lição aprendida, depois disto instalei as atualizações em grupos de 20 em 20, o que demandou um bom tempo e paciência visto que haviam atualizações pra carvalho! 😦

Usando o sistema

O fato de eu ter insistido em fazer funcionar o Windows Update e instalar as atualizações têm um motivo: há uma atualização de plataforma do sistema que aumenta bastante a compatibilidade geral com aplicações. Mas mesmo assim há algumas limitações, principalmente com os navegadores. O Chrome, por exemplo, não funciona mais no Vista desde 2016


O Firefox por sua vez abandonou o barco do Vista no início deste ano:


Desta forma, creio que a melhor opção de navegador seja o Firefox 52 ESR (versão com tempo de suporte estendido) de 32 bits, visto que a compilação de 64 bits não funciona no Vista . Muito melhor do que utilizar o Internet Explorer 9, a última versão do polêmico navegador que roda neste sistema operacional.


Outra incompatibilidade ocorreu com o PCMark 8, que exige no mínimo o Internet Explorer 10 para rodar os testes no modo convencional.


Mesmo rodando no modo OpenCL não foi possível prosseguir:


Já o 3DMark sequer rodou:


Windows Vista X Windows 10

Os dois sistemas foram instalados e configurados exatamente no mesmo PC e no mesmo SSD, apenas em partições separadas, e com os mesmos drivers. Foram utilizados o 3DMark 11 na opção Performance (720p), os Unigine Heaven (900p sem Antialiasing) e Valley (1080p sem Antialiasing), além do Cinebench R15, CPU-Z e o jogo GTA V (1080p sem Antialiasing, opções gráficas padrão). Eis os resultados:


Todos ficaram dentro da margem de empate de 3%, com as exceções sendo o Unigine Heaven e o Cinebench OpenGL. Tais diferenças se mantiveram com pequenas variações em todos os retestes, o que me leva a suspeitar que seja algo relacionado ao funcionamento dos drivers em cada sistema operacional, principalmente no caso do Unigine Heaven. De qualquer modo, chupa Windows 10! Aqui é Vista, porra! 😂

Para finalizar, fiquem com um vídeo que reúne os melhores momentos do PC Windows Vista. Até a próxima!

Comentários

  1. Fui instalar o Windows Vista SP2 Pt-Br, e aconteceu o mesmo problema na hora de atualizar. Porém ao instalar as atualizaçãoes na sequência indicada, a KB4015195 ficou travada na janela "procurando atualizaçãoes". Fiquei esperando uns 20 minutos, mas não saia disso.
    Acabei desistindo. Gostaria de saber se essa atualização leva muito tempo pra ser instalada.

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalho num órgão público e usava o Windows Vista até semana passada.

    Finalmente recebi uma máquina nova com o ... Windows 7. (Veio de outro setor que recebeu máquinas novas, com Windows 10, e foi repassando as usadas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal no ambiente corporativo, seja público ou privado. Onde trabalho pulamos do XP para o 7, e do 7 para o 10. Mas ainda temos um número considerável de máquinas com o XP....

      Excluir
  3. Para quem estiver enfretando problemas com o windows update no Windows Vista SP2, instale as atualizações citadas na sequência indicada e instale também as atualizações KB3145739 e KB3153199. Aqui resolveu e apareceram 251 atualizações importantes e 47 opcionais :)

    ResponderExcluir
  4. Haja paciência com o Windows Update...

    ResponderExcluir

Postar um comentário