Pular para o conteúdo principal

Descanse em paz, Microsoft Paint (Atualizado)

Surgido com o Windows 1.0 em 1985, o Paint dará adeus a partir da próxima grande atualização do Windows 10, a Fall Creators Update.

EDIT 26/07/2017: A Microsoft informou que o Paint estará disponível na Windows Store.


Ao lado do Paciência e do Campo Minado, com certeza o Paint é um dos mais icônicos softwares que sempre acompanharam o Windows. Foi ele que tornou mais agradável o primeiro contato de muitos com um computador, afinal de contas, quem nunca ficou brincando de fazer rabiscos na tela com o mouse no Paint?

Paint do Windows 1.04 rodando no PC XT

Apesar de querido, o Paint sempre foi um software limitado em recursos. Por exemplo, foi apenas a partir do Windows 98 que passou a salvar as imagens em JPG além do formato BMP. Com o Windows 7 o Paint foi completamente repaginado, ganhando vários recursos. Esta versão permaneceu até o Windows 10 Creators Update onde coexistiu com o Paint 3D, software cuja única similaridade com o veterano está apenas no nome.

Rodando no Windows 3.0 no meu 80286, quando se chamava Paintbrush

Porém a partir do Fall Creators Update a Microsoft decidiu matar o Paint tradicional em favor do Paint 3D. Enfim, mesmo eu jamais tendo usado o Paint para qualquer tarefa séria (uso o GIMP) sempre fica aquela pontinha de nostalgia, e a constatação de que a idade vai chegando quando as pessoas e as coisas (e também softwares...) que gostávamos vão morrendo.

Paint ao lado do Paint 3D: nenhuma similaridade

Comentários

  1. Afinal de contas, software nunca morre. Traduzindo, não tem fim. Até hoje tenho instalado aqui e funcionando perfeitamente para matar saudades no meu Intel 386DX33 o NetWare 3.12. Dane-se o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que um dos poucos softwares que realmente foi para o mundo dos mortos sem possibilidade de volta foi o Windows Live Messenger, o famoso MSN. Saudades deste tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Até mesmo o ICQ ainda existe, mas o MSN morreu mesmo.

      Excluir

Postar um comentário