Pular para o conteúdo principal

Como habilitar a escrita em partições NTFS no OS X de forma nativa

Tens um Mac e precisa acessar partições e/ou discos formatados em NTFS? Veja aqui como habilitar o suporte a escrita sem a utilização de softwares de terceiros, de forma simples e rápida.


Tudo começa com a edição do famoso arquivo (para os sistemas baseados em Unix) fstab. Para tanto, abra o terminal do OS X e digite o seguinte comando:

sudo nano /etc/fstab

Será requerida a sua senha de usuário.


Dentro do fstab deverá ser incluída uma linha para cada partição ou disco formatado em NTFS que você deseja acessar com escrita, conforme o modelo:

LABEL=NOME_VOLUME none ntfs rw,auto,nobrowse

Como tenho o Windows 10 em dual-boot e também conecto o meu disco rígido externo Samsung M3 no Mac, incluí uma linha para cada um no fstab. O parâmetro nobrowse é necessário pois, sem ele, o OS X por algum motivo ignora o parâmetro rw e faz a montagem como somente leitura.


Para salvar as alterações pressione Command + O, e para sair do editor Command + X. Em seguida reinicie o Mac.

Como o parâmetro nobrowse é utilizado, os discos e partições não aparecem listados no Finder. Porém há uma forma de contornar isto: abra novamente o terminal e digite:

open /Volumes


Na lista que é exibida, selecione o disco e/ou partição desejado e o arraste para a lista de favoritos do Finder. Problema resolvido!


Para finalizar, informo que esta dica foi aplicada com sucesso no Mac OS X El Capitan (10.11) e muito provavelmente funcionará nas versões posteriores com o Sierra (10.12). Porém não posso afirmar se é possível aplicá-la nas versões anteriores e tampouco a confiabilidade, assim neste caso teste por sua conta e risco. 😉

Veja também:

Comentários

  1. Então é um driver nativo? Será confiável?

    O NTFS-3G não é dos mais rápidos, mas maturou ao longo dos anos (sua primeira versão estável é lá de 2007 se não me engano) e é super confiável.

    ResponderExcluir
  2. utilizei agora ha pouco a linha como postada e funcionou bem. nao precisei usar o " open /Volumes ". apareceu no finder normalmente e aopaguei os arquivos com facilidade. Estou com o Catalina 10.15.3
    Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário