Pular para o conteúdo principal

O Ubuntu, SUSE e Fedora estão chegando na Windows Store (e outras novidades)

Após as décadas de conflitos e polêmicas que marcaram as gestões de Bill Gates e Steve Ballmer, Satya Nadella realmente trouxe uma era de paz e amor à Microsoft. Afinal de contas, quem poderia imaginar algo assim há quinze anos? Confira também outras novidades do evento Build 2017.


É isto mesmo que você leu: está chegando à Windows Store as distribuições Ubuntu, SUSE e Fedora que poderão ser instaladas tão facilmente quanto qualquer outro software da plataforma. A princípio somente aplicações de linha de comando poderão ser utilizadas (tais como compiladores), mas não seria uma surpresa se alguém descobrir uma forma de instalar também o servidor gráfico e o gerenciador de janelas. Como estarão na Windows Store, tais distribuições poderão ser instaladas também no Windows 10 S

Cabe lembrar que desde o ano passado já é possível instalar o BASH (interpretador de comandos mais usado do Unix/Linux) via Windows Store, aliás, desde o início da gestão Nadella a Microsoft passou a flertar com o software livre:


O anúncio foi feito durante o evento Build 2017, onde a empresa divulgou também que uma nova grande atualização do Windows 10 virá no segundo semestre (a Fall Creators Update) juntamente com uma nova linguagem de design para aplicações UWP, a Fluent Design System, que substituirá a Metro surgida no Windows 8. Outra novidade é que a Cortana chegará a dispositivos diversos além de PCs e telefones espertos.

Aplicações feitas pela Fluent Design System possuem efeitos de transparência

Comentários

  1. "não seria uma surpresa se alguém descobrir uma forma de instalar também o servidor gráfico e o gerenciador de janelas. "

    Não dá pra fazer nativamente, mas já dá pra fazer com um X Server (como o VcXsrv, o Xming etc...) rodando no Windows. Quanto aos Windows S, é só questão de alguém empacotar e colocar na Windows Store.

    ResponderExcluir
  2. Essa Microsoft está demais! Mal posso esperar para sair do OS X e voltar para o Windows! rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário