Pular para o conteúdo principal

Intel Core com GPU Radeon?

Os rumores estão cada vez mais fortes. Este é o tipo de acordo bom para ambas as partes, e melhor ainda para nós, consumidores.



Enfim, o mundo decididamente não é mais o mesmo. Depois da Microsoft oferecer distribuições Linux na sua loja oficial, fortes rumores tomam conta de fóruns e listas de discussões sobre uma possível associação entre Intel e AMD, com a última oferecendo a tecnologia gráfica Radeon para ser integrada nos processadores da primeira.

Trata-se sem dúvida de um acordo bom para ambas as partes. Para a AMD que terá um reforço muito bem-vindo no caixa e para a Intel que finalmente terá uma boa GPU para os seus processadores, podendo economizar os recursos que despende para o desenvolvimento das suas próprias soluções gráficas, as quais, convenhamos, são bem fraquinhas.

Conforme os rumores a AMD fornecerá para a Intel os chips das GPUs Radeon já prontos, para serem integrados ao encapsulamento dos processadores. Desta forma haverão dois chips discretos, não sendo uma solução integrada como ocorre com a tecnologia gráfica da Intel atual.

Com certeza muitos devem estar se perguntando o motivo da Intel ter escolhido a AMD. Bem, a relação entre a Intel e a Nvidia azedou em 2009 devido a um processo movido pela última (a velha guerra de patentes), que resultou em um acordo feito em 2011 onde a Intel pagou 1,5 bilhão de trumps por ano até 2016. Desta forma, a Intel não quer ver a Nvidia nem pintada de ouro, ou melhor, de verde.

Caso este acordo se concretize será mais um grande acerto de Lisa Su no comando da AMD. Ela está conseguindo converter algo que todos julgaram como um erro, a compra da ATI em 2006 por um valor acima do mercado, em um fator que garantirá o futuro da empresa: afinal de contas, além deste possível acordo há também as APUs, as próprias GPUs discretas Radeon e os chips SoC que integram o Xbox One/Project Scorpio e o PS4/PS4 Pro, todos feitos com a tecnologia adquirida da antiga ATI.

Comentários

  1. Fora as GPUs do Wii e WiiU, esta última baseada numa Radeon HD 4650/4670, mas essas já pararam de ser fabricadas. E se puxar ainda mais no tempo, tem a ATI no Came Cube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar da GPU do Xbox 360, uma Radeon X1800.

      Excluir
    2. Uma X1800 "tunada" com algumas instruções DirectX 10. Não é a toa que a GPU do 360 é melhor (levemente, mas é) que a do PS3.

      Excluir

Postar um comentário