Pular para o conteúdo principal

Bugs do Windows 10 prejudicam o desempenho dos AMD Ryzen

Sem dúvida o lançamento da nova linha de processadores da AMD foi um muito bem-vindo sopro de competitividade no mercado, algo pelo qual esperávamos há quase uma década. As primeiras análises mostraram que os Ryzen são extremamente fortes em aplicações que utilizam múltiplas threads, tais como encoders de vídeo e editores de imagens, porém em jogos o desempenho fica mais próximo ou até mesmo atrás dos processadores topo de linha da Intel como o Core i7 7700K – em que pese o fato de muitos jogos atuais serem codificados no método eXtreme Go Horse on Games.

Pois bem, talvez seja melhor que os fanboys da Intel esperem um pouco mais antes de cornetearem. A Microsoft admitiu que o Windows 10 tem dois bugs que podem prejudicar o desempenho dos Ryzen. Um deles é na distribuição das threads: todos sabemos que os Ryzen lançados até o momento contam com oito núcleos físicos que suportam 16 threads, e devido ao bug o Windows 10 opera como se o processador tivesse 16 núcleos físicos, o que pode prejudicar o desempenho. O outro bug identifica erroneamente a quantidade total de cache dos Ryzen como se fosse de 136 MB (!), enquanto que o processador tem na verdade 20 MB.

Enfim, assim que a Microsoft fizer o dever de casa e liberar as correções obrigatoriamente os testes com os Ryzen deverão ser refeitos, e somente após isto é que teremos um mínimo embasamento para tirarmos conclusões.



EDIT 15/03/2017: a AMD comunicou no seu blog oficial que o Windows 10 não tem problemas com os Ryzen. Aqui entre nós: claro que a opinião de um latino-americano terceiro-mundista vale tanto quanto um vagão de shit para eles, mas puta que o pariu, quanto amadorismo da AMD! Ficasse quieta e deixasse a Microsoft correr atrás das correções, vai que numa dessas há um ganho de desempenho e, o melhor de tudo, de graça? Em uma competição árdua como a que eles travam com a Intel, quaisquer 4% de ganho fazem diferença!

Comentários

  1. Quando esta correção vier e novas versãos de BIOS foram liberadas nós veremos realmente qual o poder dos Ryzen, e acho que seremos novamente surpreendidos positivamente. Quando os R5 e R3 vieream as coisas já estarão estabilizadas e vai ser bonito de ver o mercado mid-high. Here comes a new challenger!

    ResponderExcluir
  2. https://community.amd.com/community/gaming/blog/2017/03/13/amd-ryzen-community-update

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar, estava justamente editando a postagem. ;-)

      Excluir

Postar um comentário