Pular para o conteúdo principal

Eis os benchmarks e overclock das GeForce GTX 1070 em SLI

Como diria aquele velho deitado, antes tarde do que mais tarde ainda. Mas o que importa é que finalmente consegui concluir os testes com as duas GTX 1070, assim não perca tempo e confira aqui todos os resultados, muitos dos quais surpreendentes!


Sistema e metodologia

O sistema de testes consiste na seguinte configuração:

CPU Core i7 3770K@4,7 GHz;
Placa mãe Gigabyte Z77X-UP7;
32 GB de RAM Corsair Vengeance DDR3-2400 (temporizações 11-13-13-31 2T);
2x GeForce GTX 1070 de 8 GB em SLI (driver versão 378.49);
Watercooler Corsair H100i;
Fonte de alimentação XFX ProSeries de 1250 W;
Monitor Dell S2716DG (27", 1440p, 144 Hz, G-Sync);



Como é de praxe no blog, cada teste foi executado três vezes, sendo o pior e o melhor resultado descartados. Diferenças de até 3% serão desconsideradas.

Resultados em SLI

Suíte 3DMark

Por mais que os puristas rabugentos resmunguem, considero o 3DMark um dos melhores benchmarks sintéticos para se avaliar a capacidade de um PC em jogos, devido ao fato de ele aproveitar plenamente mais de uma GPU e todas as threads disponíveis no processador.

O Cloud Gate é um teste que pouco demanda, roda em 720p:


Já o Sky Diver já roda a 1080p. Interessante notar que a sua pontuação é mais alta do que o Cloud Gate que é muito menos exigente. Realmente, para desfrutar de placas como a GTX 1070 ou superiores a resolução mínima absoluta é 1080p.


O clássico Fire Strike também roda em 1080p, porém com mais efeitos gráficos e de suavização ativados:


Por sua vez o Fire Strike Extreme roda em 1440p:


O Fire Strike Ultra avalia o desempenho em 4K. As imagens são renderizadas nesta resolução e depois é feito um downscaling para ser exibido na resolução nativa do seu monitor, caso ele não seja 4K. É bastante útil para avaliar como seria o desempenho do seu PC rodando jogos em 4K sem precisar trocar de monitor.


Finalmente o Time Spy roda em 1440p, porém utiliza comandos DirectX 12:


Cinebench

O Cinebench R15 é um bom utilitário para medir o desempenho em OpenGL:


Suíte Unigine

Assim como o 3DMark, também é uma suíte muito conceituada para avaliar o desempenho 3D do seu sistema.

Na configuração Extreme o teste Heaven roda em 900p:


O teste Valley roda a 1080p com o anti-aliasing em 8X na configuração Extreme HD:


GTA V

Infelizmente não são todos os jogos de última geração que possuem uma ferramenta de benchmark confiável como o GTA. O que muitos outros laboratórios costumam fazer em títulos sem esta ferramenta é jogar um determinado trecho do jogo com um registrador dos frames por segundo ativado, métrica esta que considero bastante imprecisa.

Como curiosidade, o GTA V soma a quantidade de VRAM das duas placas de vídeo, fato que já havia percebido quando usava três GTX 760 em SLI. Os testes com o jogo foram realizados em 1080p e 1440p com as configurações exibidas abaixo – a única diferença é que o MSAA e o FXAA foram desligados. OS demais ajustes foram deixados em “Muito Alto”.

Em 1080p o teste do GTA V teve uma média de 106 FPS, enquanto que em 1440p foi de 110 FPS


Bioshock Infinite

O Bioshock foi incluído para avaliar o desempenho com um título da geração passada, e pelo fato do mesmo também contar com uma boa ferramenta de benchmark.

Em 1440p com as opções gráficas no máximo e o anti-aliasing desligado, a média foi de 201 FPS.


Escalabilidade do SLI

A escalabilidade, que seria os ganhos obtidos ao se adicionar uma segunda GPU em um arranjo SLI, sempre foi um ponto de discórdia em muitos fóruns espalhados por aí. Pois bem, os resultados que obtive acredito que ajudarão a colocar mais lenha na fogueira:


Nos benchmarks sintéticos, logo de cara podemos perceber que quanto maior a resolução, maior os ganhos em SLI. A maior diferença foi no Fire Strike Ultra que roda em 4K, seguido pelo Extreme (1440p) e finalmente pelo Fire Strike padrão (1080p). Uma honrosa exceção desta regra é o Unigine Valley (900p) que teve um ganho de 40%, quase o exato oposto do 3DMark Cloud Gate (720p) que registrou uma perda de 7%. 

É digno de nota o resultado no Time Spy que usa comandos DirectX 12 em 1440p, que registrou um respeitável ganho de 42%, uma vez que o DX 12 é amplamente considerado cru e com um suporte insatisfatório para mais de uma GPU. Realmente só falta mesmo os desenvolvedores de jogos serem um pouco menos preguiçosos.

Mas como nem tudo são flores, o Cinebench registrou uma ligeira perda mostrando que o OpenGL não gosta muito de mais de uma GPU. No lado dos jogos, o GTA V confirmou a fama de ser fortemente dependente da CPU e os resultados tanto em 1080p quanto em 1440p não saíram do empate técnico – vale lembrar que os testes com o GTA V foram feitos com o AA desligado para manter a paridade com os testes feitos por outros laboratórios. O Bioshock por sua vez foi uma surpresa, devido ao fato de ser um título da geração passada que conseguiu algum ganho.

Antes que me corneteiem, não considero este SLI um investimento propriamente ruim. Com ele posso ativar o AA e demais opções para uma melhor qualidade gráfica ao mesmo tempo em que aproveito os 144 Hz e o suporte ao G-Sync do meu monitor. No GTA V em 1440p, com o MSAA em 4x e o FXAA ligado ainda dá para desfrutar do jogo confortavelmente na casa dos 90 FPS em média, com imagens belíssimas.

Dos títulos que eu ando jogando atualmente o Mad Max é o que mais me surpreendeu, pela grande otimização: o jogo é capaz de tirar proveito de quantas threads a CPU tiver e de mais de uma GPU. Em 1440p “com tudo no talo” roda liso como bunda de bebê na casa dos 150 FPS, a sensação de fluidez é absurda, e o melhor, combinada com uma excepcional qualidade gráfica. Outro título dentre os meus prediletos, o Nazi Zombie Trilogy, também vai de boa em 140-150 FPS com tudo no máximo.
Overclock

Após muitos testes e alguma paciência, o máximo de overclock que consegui foi este:


Convém lembrar que as placas Windforce OC já vêm com overclock de fábrica (1582 MHz base e 1771 MHz no modo turbo, contra, respectivamente, 1506 MHz e 1683 MHz do modelo de referência), e com mais 170 MHz as duas GPUs ultrapassaram os 2 GHz no modo turbo, impressionante! Com 200 MHz a mais, o barramento da memória de vídeo opera a 8402 MHz, também expressivo.

Para ajudar a manter a temperatura sob controle fixei a rotação das ventoinhas em 70%, o que aumentou muito pouco o nível de ruído, porém as GPUs ficaram sempre abaixo dos 60 graus Celsius. Ponto para o sistema de refrigeração aplicado pela Gigabyte, com duas ventoinhas de 90 mm.

Apesar do aumento das frequências os ganhos foram discretos: os únicos testes que saíram da margem do empate técnico foram o Cinebench e o GTA V, e bem pouco. Não foram feitos testes com o 3DMark Cloud Gate, Sky Diver e o GTA V a 1080p por serem pouco exigentes.

Em face aos resultados sem dúvida não vale a pena manter este overclock.


2x GTX 1070 vs 3x GTX 760

Como curiosidade, eis um comparativo rápido com o arranjo 3-Way SLI de GeForce GTX 760 que eu utilizava anteriormente, cujos resultados foram extraídos do comparativo RAM Wars:


Chama a atenção o resultado com o GTA V, onde a diferença ficou em apenas 13%. Porém cabe observar que no GTA V em 1440p as 760 ficam no limite, principalmente por cada placa contar com apenas 2 GB de VRAM, e também que o teste com as mesmas foi feito com os ajustes no “Normal” e sem AA, logicamente. O resultado com o Cinebench também chama a atenção, mas OpenGL é outro departamento.

Além dos números de desempenho, inegavelmente as grandes vantagens do arranjo com as 1070 são o menor consumo elétrico, dissipação de potência e nível de ruído.

Conclusão

Depois desta maratona, ficou claro que um arranjo SLI com duas 1070 só faz sentido caso você tenha um monitor 1440p de 120 Hz ou superior, ou então 4K. Para jogar em 1080p uma única 1070 é mais do que suficiente, até mesmo uma GeForce 1060 de 6 GB ou AMD Radeon RX 480 dão conta numa boa. Em SLI há um trabalho adicional (do inglês, overhead) feito pelo driver para a distribuição dos quadros entre as duas placas, desta forma apenas em resoluções mais altas este trabalho adicional é compensado.

No meu caso, sem soar defensor de qualquer empresa, este arranjo SLI tem as suas compensações. Em jogos com suporte a mais de uma GPU, o poder gráfico extra pode ser utilizado para uma melhor qualidade de imagem mantendo uma ótima fluidez - o melhor dos dois mundos. E nos títulos codificados conforme a metodologia eXtreme Go Horse on Games, isto é, sem suporte a mais de uma GPU, uma única GTX 1070 é poderosa o bastante para segurar a onda a até 1440p.

Veja também:

Comentários

  1. Que delícia de SLI... eu só "jogo" em 1080p mesmo... coloquei entre aspas porque estou enjoando dos games e não é de hoje. O único que ainda conseguiu me prender por um mês foi Cities: Skylines que exige mais do processador que da VGA. Minha placa é uma GTX 980 comprada no final de 2014 quando era a mais TOP... comprei de olho grande mesmo, foi tão pouco usada que a fan não acumulou poeira nesses anos todos hueeeeeee. Ainda assim compro alguns AAA em promoção como foi o Doom por exemplo. Mas enjoo rapidinho. To ficando velho mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheheheh
      Atualmente eu não consigo parar de jogar o GTA V, o Mad Max e o Zombie Army Trilogy. Estou há um tempão babando no Battlefeld 1, mas os preços praticados pela EA no Origin são fora da realidade.

      Excluir
  2. Boa tarde
    Neste caso o i7 3770k conseguiu levar as duas em 100% ou 99% de uso delas?
    Tive um Sli de 760 também gostei muito deles.
    Estava pensando em trocar meu i5 3570k em uma geração mais atual!
    Mais se vocês falaram que conseguiu nao iria trocar meu Kit iria atras de 1 3770k também! O que vocês me indicam valeraia pena ou trocar somente minha VGA

    Curto muito o Site parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Sim, ambas 1070 tem picos de 99%, mas não o tempo todo. Em média ficam acima dos 90% em 1440p.

      Dependendo da VGA que você quiser pegar, definitivamente não vale a pena trocar o processador até mesmo pois este 3570K dá para subir bem no overclock. E nem precisa gastar muito com cooler, um Cooler Master TX3 Evo é bem razoável e custa menos de cem temers.

      Excluir
    2. Pow que bacana que as duas ficaram em média a 90% de uso ja fico contente em usar por mais um tempo meu I5 kkk, Estou usando aqueles v6 da Cooler master mantendo em média 65 a 75º ele. Usando em 4,2ghz
      Estava pensando em pegar uma 1070, mas nao peguei ainda por medo de dar gargalo.

      Excluir
    3. Pode pegar a 1070 sem medo de ser feliz!

      Excluir
  3. Adoro multi-GPU, principalmente o SLI. Hoje em dia não compro placa mãe se não houver o suporte a pelo menos o 8x 8x. Acho também o cross 16x 4x uma excelente pedida para multi-GPU de entrada e de baixo custo. Infelizmente nunca experimentei mas, com certeza, muito mais divertido que qualquer single-GPU.

    Hoje estou brincando com uma Asus A8N-SLI SE com Athlon FX-60, 4gb DDR400 e uma dupla de 9600GT DDR2. É como um Chevettinho 1.6 a álcool, a tração traseira faz toda a diferença..

    Michael, de uns dias para cá o ML vem dizendo que meu CEP não existe mais, e meu CEP é válido para toda a cidade (12.525-000). Já viu isso?

    Parabéns pelo blog, está muito bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou tarado por SLI e Cross.

      Coincidentemente pretendo montar uma Asus A8N-SLI SE com um Opteron e duas 9600GT, show! Tenho todas as peças, falta apenas tempo. E a analogia com o Chevettinho foi perfeita!

      Quanto ao ML, faz tempo que não compro por lá, mas aposto que seja algum bug, o que não é raro de ocorrer no ML.

      Excluir
  4. Comprei ela lá pelos idos de 2013-14 no ML (parar variar) por uns R$ 80,00, por curiosidade mesmo, mas o bom preço ajudou e só tenho elogios para com ela. Nunca travou ou deu tela azul, o único problema é que não salva o CMOS, mas não vejo problema nisso, é só arrumar o relógio! Mas tá muito bom pela idade (2005).

    Jogo Dead Space 1, 2, Dead Island, Fallout 3 e New Vegas, tudo em 60fps a 1280x720 no high ou very high, mas pretendo colocar coisa bem mais nova pra ver no que dá! O Windows XP x64 ajuda muito no desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha comprei no meio do ano passado, em um kit junto com o Opteron 180 e o cooler original da AMD. O XP x64 fica perfeito nessa configuração, mas talvez coloque em dual boot com o 7 para testar com jogos mais recentes.

      Excluir

Postar um comentário