Pular para o conteúdo principal

Pentium HT

E não é que a Intel finalmente decidiu incrementar os processadores Pentium, que ultimamente estavam esquecidos? Os Pentium baseados na arquitetura Kaby Lake (modelos G4560, G4560T, G4600, G4600T e G4620) passam a contar com a tecnologia Hyper Threading, mais conhecida pela sigla HT. Surgida na época dos malfadados Pentium 4, a tecnologia HT basicamente simula dois núcleos virtuais em cada núcleo físico: como possuem dois cores, os Pentium Kaby Lake com HT ficam com quatro núcleos virtuais.

Cabe lembrar que a tecnologia HT não faz milagres e o desempenho em aplicações que utilizam múltiplos threads é inferior se comparada a um processador equivalente com a mesma quantidade de núcleos físicos (de boba a Intel não tem nem a cara), porém há sim ganhos neste cenário. Como muitos jogos atuais utilizam mais do que duas threads estes Pentium com HT podem ser uma boa alternativa para máquinas de jogos de custo mais baixo, principalmente quando se quer economizar no processador para gastar mais na placa de vídeo - o primeiro mandamento para se montar um PC Gamer.

Para finalizar, aqui uma curiosidade entre nós: não é muita coincidência a Intel modernizar os Pentium justamente na iminência do lançamento dos AMD Ryzen? Tem coisas que apenas uma boa concorrência faz por você!

Comentários

  1. Torço para que o Rysen realmente faça valer aquela célebre frase "rise from your grave" do Altered Beast. Só assim pra Intel mexer o seu traseiro gordo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhahaahahahahah
      "Mexa esse traseiro gordo Intel Sucker!"
      Bons tempos do Casseta & Planeta clássico.

      Excluir

Postar um comentário