Pular para o conteúdo principal

Montando um novo PC-XT (Parte 3 – Instalando o Windows 1.04)

Neste mais novo episódio da série sobre o PC-XT, instalarei a primeira versão do sistema do tio Bill exatamente como era feito no seu lançamento há mais de trinta anos, e o melhor: em um hardware da época. Confira aqui!




A configuração do XT

Primeiramente vamos revisar a configuração do XT (para mais detalhes consulte a primeira e a segunda postagens da série):

  • Processador AMD 8088 rodando a 10 MHz;
  • 512 KB de RAM;
  • Interface de vídeo e monitor CGA;
  • Disco rígido Seagate ST-238R de 32 MB (aproximadamente 26 MB após formatado);
  • Placa controladora de disco Seagate ST-11R;
  • Placa controladora de disquete baseada no chip UMC UM8397.

Convém também destacar que neste texto abordarei a instalação e configuração do sistema. Para mais detalhes técnicos recomendo a leitura da postagem Minha experiência pessoal com o Windows 1, ok? 

Executando o Windows 1 em conjunto com versões mais novas do MS-DOS

Sempre instalo nos meus PCs antigos o MS-DOS 6.22, que é a última versão disponibilizada pela Microsoft e contém diversas melhorias e correções de bugs. As versões mais antigas do sistema, principalmente as anteriores à 5, são incrivelmente limitadas em diversos aspectos.

Porém o Windows 1 possui uma rotina rudimentar que checa a versão do MS-DOS que está instalada: se for qualquer uma acima da 3.34 a instalação é abortada com uma mensagem de erro. Para contornar esta limitação recorreremos ao utilitário SETVER.EXE, o bisavô do modo de compatibilidade presente nos Windows modernos.

Conforme vimos na postagem sobre a configuração dos arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT, o SETVER deve ser carregado como um dispositivo através do CONFIG.SYS pela instrução DEVICE (ou DEVICEHIGH se o processador for um 80386 ou superior). Como estamos em um simples 8088, a linha para carga do SETVER fica assim:

DEVICE=C:\DOS\SETVER.EXE

Com o SETVER devidamente carregado em memória, devemos então apontar que o arquivo binário do Windows 1 reconheça o MS-DOS na versão 3.34 (ou anterior) com o comando:

SETVER WIN100.BIN 3.34

Basta reiniciar o PC para que as alterações entrem em vigor.


A instalação

O Windows 1 foi distribuído em seis disquetes de 360 KB e 5,25”, nomeados desta forma:

Disco 1 – Setup
2 – Build
3 – Utilities
4 – Font
5 – Desktop Applications
6 – Write Program

Além destes também há um sétimo disquete com drivers para algumas impressoras, porém o mesmo não é necessário para a instalação. Para iniciar o processo basta inserir o primeiro disquete e rodar o SETUP.EXE:


Como discos rígidos eram artigos de luxo na época pelo seu alto preço, o Windows 1 também pode ser instalado em disquetes. Porém aqui o instalaremos no glorioso disco ST-238R:


Aqui escolhemos a pasta para a instalação do sistema. Como sempre o padrão é C:\WINDOWS:


O utilitário avisa que você deve ter em mãos todos os disquetes de instalação e ter noções básicas sobre o modelo do mouse (se houver), o tipo de placa de vídeo e das impressoras que estiverem conectadas ao PC.


Aqui escolhemos o tipo do teclado:


E fazemos o mesmo para o mouse. O meu XT não conta com um.


A minha placa de vídeo é uma CGA genérica. Na dúvida deixei na opção padrão.


A cópia dos arquivos…


Devemos agora inserir o disquete Build e assim sucessivamente até o sexto disco.


Após a cópia dos arquivos de todos os disquetes, chegou a hora de configurar a impressora. Como não tenho nenhuma instalada no XT, pulei esta etapa.


Instalação concluída!


O sistema

A clássica tela inicial do Windows 1, com todo o charme que apenas uma interface CGA pode oferecer:


Segundo os anais da história da computação pessoal (recomendo que vocês assistam ao filme Piratas do Vale do Silício, vale muito a pena!), depois de ver um protótipo do Macintosh em funcionamento Bill Gates ficou inquieto, e com razão: a interface gráfica era o futuro dos computadores pessoais, e o astuto Bill também percebeu que o domínio do MS-DOS estava com os dias contados se nada fosse feito.

Desta forma ele direcionou todos os esforços da Microsoft para desenvolver uma interface gráfica para os IBM-PCs e seus clones, o Windows, que após muitos atrasos foi finalmente lançado em 1985. Inicialmente o sistema tinha muitos bugs e limitações, assim não foi bem recebido (virou até piada) e era visto como uma cópia malfeita do Mac OS. Porém Bill não desistiu e foi aos poucos evoluindo o sistema, até finalmente conseguir a dominação mundial nos PCs como vemos nos dias de hoje.

Mas voltando ao Windows 1, o seu principal componente é o chamado MS-DOS Executive, que nada mais é do que um gerenciador de arquivos (o tataravô do Windows Explorer) que permitia rodar as aplicações.

(Um parênteses: como as fotos foram tiradas diretamente da tela a câmera acaba capturando a atualização do monitor – a minha placa de captura não é compatível com o padrão CGA. Peço desculpas pelo inconveniente 😉).



Diversas aplicações estão presentes no Windows até hoje, como a calculadora:


O editor de textos Write (ancestral do WordPad):


O Painel de Controle era bem minimalista:


Como o Steve Ballmer disse na propaganda, o Windows 1 também vem com o Reversi!


Além do Paint!


Para finalizar, eis um vídeo com o funcionamento do Windows 1 no XT:


Espero que tenham curtido e até a próxima!
Anterior:

Veja também:

Comentários

  1. Parabéns....
    Voltei no tempo...tive muitos xts e CDS desses com controladoras.

    ResponderExcluir
  2. Como você conseguiu acessar os menus de cima do windows 1.0 por meio do teclado, estou tentando aqui sem mouse mas sempre que clico em um programa o windows não aceita alt+f4 para fechar ou encerrar a sessão, e aí eu tenho que reiniciar o pc para voltar a tela inicial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, sinceramente não lembro. Esse PC deu problema e desde então não mexi mais com ele, mas em breve montarei uma versão atualizada dele.

      Excluir
  3. Rapaz, muito bom!! Como disse o Marcos aí a cima, voltei no tempo!! Lembro também de uma vez mexendo com o windows 3.10 de conseguir fazer um cambalacho e ativar um monitor CGA nele!...boa! Fazendo uma faxina aqui em casa, me deparei com um pc-xt da TelSist..desde então estou tentando trazer o velhinho de volta à vida, pena que o HD Percomp de 10Mb deu defeito nas cabeças!! Não sei se irei conseguir um disco rígido para substituir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário