Como habilitar a roda do mouse no Visual Basic 6

Quando o Visual Basic 6 foi concebido lá no final do século passado, os mouses com o scroll central (a famosa “rodinha” do mouse) não eram lá muito populares. Isto posto, para habilitar este recurso que literalmente é uma “mão na roda” (ou seria dedo na roda? :p) no VB6 é necessário um add-in externo. Veja aqui como proceder:

1. Baixe o arquivo VB6IDEMouseWheelAddin.dll aqui (para facilitar a vida dos queridos leitores hospedei uma cópia na minha conta do Dropbox).

2. Agora devemos registar o componente. Para tanto, abra um Prompt de Comando como Administrador e navegue até pasta onde o arquivo DLL foi baixado. Na pasta, rode o seguinte comando:

regsvr32 VB6IDEMouseWheelAddin.dll

Deverá ser exibida uma mensagem de sucesso:


3. Agora é necessário carregar o add-in no VB6. Abra-o e acesse o menu Add-Ins – Add-In Manager. Se foi corretamente registrado, o componente “MouseWheel Fix” deverá estar listado. Selecione-o e marque as caixas “Loaded/Unloaded” e “Load on Startup”. OK para encerrar.


Pronto! A roda do mouse deverá funcionar agora. ;-)

Veja também:

Comentários

  1. Suas dicas de VB 6 são fantásticas, não deixe de postá-las, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Pena que agora estou mexendo pouco com VB6, a empresa onde trabalho está migrando todos os sistemas VB6 de legado para .NET.

      Excluir

Postar um comentário