Pular para o conteúdo principal

O sentido das ventoinhas do radiador interfere no desempenho dos Watercoolers?

Na postagem sobre o Watercooler Corsair H100i um leitor me questionou sobre o sentido do fluxo de ar das ventoinhas que tinha sido montado, no caso ventilação. Respondi que eu havia seguido as orientações presentes no manual do H100i, as quais diziam:

“For the best cooling performance, we recommend mounting the fans as an air-intake to your PC case”

Tecla SAP:

“Para um melhor desempenho de refrigeração, recomendamos que as ventoinhas sejam montadas como entradas de ar no gabinete”

Porém mesmo com a orientação do manual resolvi testar. Para tanto rodei o Prime 95 por 15 minutos na opção Small FFTs que maximiza o uso do processador, cuja configuração é mostrada abaixo:



Eis as temperaturas máximas apuradas com as ventoinhas montadas para ventilação (soprando ar para dentro do gabinete), conforme orienta o manual:



Parei o teste, desliguei o PC e inverti a posição das ventoinhas no radiador do H100i, montando-as para exaustão (ar para fora). Depois de mais 15 minutos rodando o Prime 95 Small FFTs o resultado foi o seguinte:



Os resultados obtidos foram rigorosamente os mesmos. Desta forma, podemos apontar que não há diferença de desempenho de refrigeração do processador entre montar as ventoinhas do radiador na posição de ventilação ou exaustão. Assim decidi contrariar a orientação do manual do H100i e deixa-las soprando o ar para fora, por dois motivos:

  • Menor acúmulo de pó dentro do gabinete;
  • Menor potencial de aquecimento dos demais componentes, visto que o ar soprado por estas ventoinhas pode ficar um pouco aquecido depois de passar pela colmeia do radiador.

Pelo exposto acredito inclusive que a Corsair deveria corrigir esta recomendação do manual, caso já não o tenha feito.

Veja também:

Comentários

  1. Também concordo, sempre tive esta posição em relação a ventoinhas, sempre procurei formar um fluxo de ar para não acumular o ar quente dentro do gabinete, acho corretissimo seu comentário, parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário