Pular para o conteúdo principal

Limpando a barra

O meu PC andava estranho ultimamente. Veja aqui como uma simples limpeza foi capaz de lhe devolver a confiabilidade esperada, e o melhor, a um custo bastante reduzido.




O sintoma

Pelos sintomas, o principal foco de instabilidade do meu PC estava no subsistema de vídeo. Inicialmente ocorrendo apenas durante uma sessão de jogos (o problema se manifestava mais no Euro Truck Simulator 2), não raro o vídeo deixava de responder e subitamente voltava à área de trabalho de Windows com a mensagem “o driver de vídeo parou de responder e se recuperou” - algumas vezes inclusive e tela congelava totalmente e somente um reset para voltar à vida. Algum tempo depois o erro começou a se manifestar também na área de trabalho do Windows, por exemplo, quando estava vendo um vídeo no YouTube ou assistindo a um filme no VLC.

Exemplo da mensagem de erro

Convém destacar que os sintomas ocorriam tanto no Windows 10 quanto no 7, visto que tenho ambos em dual-boot, assim pude descartar a hipótese de algum bug do 10. A versão do driver da Nvidia era a mesma nos dois sistemas, na época a 368.22.

A faxina

Antes de condenar erroneamente algum componente de hardware (suspeitava da ponte SLI), decidi voltar ao básico que aprendemos da manutenção de PCs e efetuar uma limpeza dos componentes envolvidos, no caso as três placas de vídeo GeForce GTX 760, os slots PCI Express da placa mãe e a supracitada ponte SLI. Para tanto utilizei álcool isopropílico e um pincel - se você quiser saber mais sobre como proceder, recomendo a leitura desta postagem onde eu abordo o tema com a riqueza de detalhes habitual. ;-)

O primeiro componente a ser limpo foi a ponte SLI, com ênfase nos seus conectores:



Em seguida removi as três placas de vídeo e as limpei uma a uma, com atenção especial aos contatos do slot PCIE e da ponte SLI. Aqui estou realizado o procedimento na MSI Twin Frozr Gaming:




As três placas depois de limpas:



Depois foi a vez dos slots PCIE na placa mãe, uma Gigabyte Z77X-UP7. Aproveitei e limpei também outros locais que estavam precisando, como o dissipador de calor do chipset.



Depois do tempo de secagem (o álcool isopropílico evapora em poucos minutos), reconectei apenas uma GTX 760 e iniciei o Windows 10:



Para afastar também potenciais problemas no driver de vídeo, instalei a última versão disponível na época do procedimento, a 368.39. Deixei marcada a caixa de instalação limpa para que todos os parâmetros de configuração voltassem ao padrão de fábrica:



Feito isto instalei as duas outras GTX 760 uma a uma (ambas Gigabyte Windforce 3X), porém ainda sem a ponte SLI:



Com as três placas corretamente identificadas e instaladas no sistema operacional, restava reinserir a ponte SLI e ativar o modo nos drivers da Nvidia:



Após os procedimentos o sistema voltou a funcionar redondinho, sem quaisquer instabilidades oriundas do subsistema gráfico. Agora posso jogar por horas a fio sem problemas! 

Enfim, como diria aquele “velho deitado”, aprenda a sujar as mãos (e a limpar as placas...) para não limpar o bolso. Antes de condenar sem total certeza um componente ou ainda recorrer à mão de obra dita especializada, muitas vezes a solução é mais simples do que parece, e o melhor, a um custo infinitamente mais baixo. Sem falar que você irá aprender um bocado.

Veja também:

Comentários

  1. Não é bem assim amigo

    ResponderExcluir
  2. Aqui passei por um problema semelhante com Windows 10 e GTX 980. Só que no meu caso foi um estranho mal contacto da VGA com o slot PCI-E 16x da placa mãe. Descobri isso com o GPU-Z que marcava PCI-E 4x invés de 16x. Apertando a placa no slot, voltou para o 16x e o problema parou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido ao osmar ("os mar contato" rsrsrs) provavelmente a GTX 980 estava usando apenas quatro linhas PCIE.

      Excluir

Postar um comentário