Pular para o conteúdo principal

O disquete atômico

Você sabia que os softwares do Pentágono que controlam todo o arsenal nuclear do Tio Sam ainda dependem de disquetes de 8 polegadas, rodando em um icônico IBM Series 1 de 1976? E não é só isso: os sistemas de outros órgãos do governo americano tais como o Tesouro também possuem mais de 50 anos de idade. Wow!

Funcionária do Pentágono? :-)

O assunto entrou em pauta em função dos custos pagos pelos contribuintes dos EUA para a modernização de diversos sistemas governamentais, que foi de 61 bilhões de dólares no ano passado. O Pentágono planeja acabar com os disquetes até o final de 2017 e concluir a modernização apenas em 2020 - conforme as palavras do seu porta-voz, o Tenente-Coronel Valerie Henderson, este antigo software continua em uso simplesmente pelo fato de que "it still works".

Este é o principal problema em modernizar sistemas antigos críticos: a confiabilidade, ainda mais em algo como o maior arsenal nuclear do mundo. Afinal de contas, um único bug poderia iniciar a Terceira Guerra Mundial.

Veja também:

Comentários

  1. "Erro de leitura lendo unidade A:\... códigos de lançamento aceitos... 10...9...8...7..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (A)nular, (R)epetir, (F)alhar...
      A A A A A A A A
      Lançamento confirmado

      hehehe

      Excluir
  2. Muito bacana seu canal, amigo vc sabe como ligar um antigo display de um gabinete At, como mudar o que está escrito coisa e tal, ( ligar sem fonte at)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O display dos gabinetes AT é configurado por um bloco de jumpers, o qual sem o manual do gabinete somente indo na base da tentativa-e-erro para acertar. Nesta postagem (http://www.michaelrigo.com/2015/04/80386-primeira-cpu-x86-32bits-parte6.html) sobre o 386 mostro como configurar.

      A sua alimentação é de 5 V usa um conector de dois pinos, similar aos conectores dos painés frontais dos gabinetes que são ligados às placas mãe. Não deve ser complicado adaptar um conector destes em uma fonte ATX a partir de um conector para periféricos (popularmente conhecido como Molex).

      Excluir

Postar um comentário