Pular para o conteúdo principal

AMD Zen dá o ar da graça

Além de revelar as novas Radeon RX 480, a AMD aproveitou a Computex para finalmente apresentar uma amostra de engenharia do seu tão aguardado processador x86 baseado na arquitetura Zen, cujo nome-código é Summit Ridge. Confiram a belezinha diretamente nas mãos de Lisa Su, CEO da companhia:



Como não pude ir pessoalmente à Computex mandei um drone para me representar, que felizmente pôde captar uma imagem mais aproximada do processador:

Muito prazer, AMD Zen!


Lisa Su confirmou algumas especulações sobre o novo chip: terá 8 núcleos e 16 threads, litografia de 14 nm (FinFET) e utilizará o novo soquete AM4. Prometeu ainda que a nova arquitetura apresentará uma melhoria de 40% no IPC (Instruções Por Ciclo) em relação a atual.

Rumores em muitos fóruns dão conta de que os Zen ficarão entre os Intel Haswell e Skylake em termos de desempenho. Porém como os novos processadores da AMD vão chegar apenas no final do ano terão que enfrentar também os Kaby Lake, o que poderá ser uma parada indigesta. Tudo vai depender da precificação da AMD.

Veja também:

Comentários

  1. Vishera não é nome da arquitetura. A malfadada arquitetura, que quase enterrou a empresa, chama-se Bulldozer (que teve revisões ao longo do caminho: Piledriver, Steamroller e Excavator). Carinhosamente chamada de 'NetBurst da AMD'.

    ResponderExcluir
  2. Ufa! No instante que li achei que voce tava chamando a Lisa Su de belezinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não faria isso nem se ela me mandasse um Zen de graça! :p

      Excluir

Postar um comentário