Pular para o conteúdo principal

Lavou tá novo! Dicas de limpeza para coolers e gabinetes

Como diz a minha avó, para tirar a “craca” somente um bom banho. Pois bem, decidi levar esta velha máxima para componentes tais como coolers, ventoinhas e gabinetes, visto que muitas vezes o acúmulo de pó é tamanho que uma limpeza a seco pode não ser suficiente. Veja aqui como fazer aquela faxina em tais componentes!


Placas de vídeo

Eis a simpática AMD Radeon HD 5770 que atualmente equipa o PC de captura. Como é possível observar, a sua solução de refrigeração já acumulava a sujeira de anos de funcionamento e muitas batalhas:


Sem uma melhor aproximação fica difícil remover toda a sujeira, principalmente em áreas de difícil alcance. Veja no detalhe:


Isto posto devemos proceder com a remoção da solução de refrigeração. No caso desta Radeon da XFX bastou uma chave Philips pequena, porém isto pode variar conforme a placa visto que não há um padrão entre os fabricantes.


Solução removida. Note a sujeira no PCB e a pasta térmica velha sobre a GPU.


Aproveite a oportunidade e limpe tudo. Para remover a pasta térmica velha utilizo papel higiênico e no PCB removo o excesso de pó com um pincel e em seguida aplico álcool isopropílico com outro pincel – é a única forma segura de se “lavar” placas de circuito impresso, visto que o álcool isopropílico (ou isopropanol) não contém água como o álcool doméstico, o que evita problemas de oxidação nos contatos. Em breve farei uma postagem a respeito.


Gabinete e demais ventoinhas

Vejam como estava a ventoinha lateral de 250 mm do gabinete Thermaltake Armor VA8000B:


Pelo lado de dentro:


O cooler do processador (Cooler Master Hyper N620) também estava com um pouco de pó, principalmente dentre os filamentos do dissipador de calor:


Detalhe do pó acumulado:


Banho é bom, banho é muito bom!

Não tenha dó de colocar os coolers, ventoinhas e o próprio gabinete debaixo da torneira. Para limpar utilizo um pincel ou uma escova de dente velha com detergente de lavar louça e em seguida enxaguo bem.

É pouco difícil lavar o componente e fotografar ao mesmo tempo... :-)

Notem que é possível retirar as ventoinhas do dissipador, o que facilita a limpeza. Só não fiz isto aqui pois este cooler já tem certa idade e os suportes de fixação dos parafusos nas ventoinhas (de plástico) estão com trincas – fiquei com receio de durante a remoção ou reaperto dos parafusos tais suportes quebrarem de vez, inutilizando o cooler.

O único cuidado a ser tomando após o “banho” é deixar os componentes secarem totalmente antes de religa-los. Vinte e quatro horas é um bom tempo, porém caso o clima esteja muito úmido aguardar umas 48 horas não seria exagero.


Resultados e remontagem

Antes de remontar a solução de refrigeração da placa de vídeo não se esqueça de aplicar pasta térmica sobre a GPU:


Agora a ventoinha e o dissipador estão livres do pó:


As ventoinhas e a própria tampa do gabinete ficaram como novas:


É isto aí! Se você assim como eu se incomoda com o acúmulo de poeira, esta pode ser a melhor solução para livrar-se dela. Apenas reforço a recomendação de não ligar os coolers/ventoinhas sem estarem totalmente secos, em caso de dúvida aguarde mais algumas horas.

Comentários

  1. Michael, uma dica para as trincas no plástico de fixação das fans do cooler do processador são os "Pinos De Borracha Siliconada", que dispensam o uso de chaves de fenda pra fixar os cooler tanto no gabinete (exceção quando se usa filtro externo como o da akasa que possui uma armação mais a espuma, esse precisa de parafuso mesmo). No meu caso utilizo no thermaltake frio que refrigera o processador e no fan da traseira, não são tão caros e ainda diminuem a vibração causada por eles.

    ResponderExcluir
  2. Água diretamente nos motores elétricos dos coolers não tem problema? Teria receio em fazer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não os ligando ainda molhados o único problema que poderia acontecer seria perder um pouco a lubrificação, mas nada que um WD-40 ou pó de grafite não resolvam.

      Excluir
  3. NO meu caso as Fans do gabinete são presas com esses parafusos de silicone (anti vibração) como faço para tirar? só forçar o parafuso será que solta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas vá devagar e com muita calma. Não force demais os parafusos.

      Excluir

Postar um comentário