Pular para o conteúdo principal

Veja onde obter softwares antigos

Uma das dúvidas mais recorrentes que recebo é sobre onde obter softwares antigos sem suporte dos seus produtores, os famosos abandonwares. Assim sendo e com o objetivo de ajudar o maior número possível de pessoas, decidi compartilhar com vocês as fontes pelas quais obtenho muitos dos softwares clássicos que ilustram várias postagens deste espaço. Espero que curtam!

WinWorld

Tomei conhecimento recentemente deste maravilhoso site através do comentário de um leitor, o qual logo se tornou a minha primeira opção. Contém desde sistemas operacionais até jogos antigos, com um gigantesco acervo. Recomendadíssimo.





Vetusware

Também é muito bom e conta com um grande acervo de softwares antigos. Seus únicos poréns é que ele exige um cadastro (gratuito) para acesso e possui um limite de downloads diários.





Vogons

Em minha opinião é o melhor fórum de discussão sobre retrocomputing da Web, com uma comunidade bastante ativa e cordial oriunda do mundo todo. A sua língua oficial é o inglês. 

O Vogons também oferece um site específico que conta com um vasto acervo de drivers para hardware antigo, o Vogonsdrivers, uma verdadeira bênção para encontrar os drivers daquela placa antiga cujo fabricante não existe mais. Outro destaque do fórum é esta postagem que conta com uma respeitável coleção de benchmarks antigos.




E você, amigo leitor, tem algum site para sugerir? Deixe nos comentários! Lembro apenas que deve se tratar de abandonware somente e não de pirataria, ok?

Comentários

  1. Tenho o WinWorld nos favoritos há tempos. Porém a definição de abandonware tem amparo jurídico? Lembro de discussões sobre isso nos fóruns. É um tema que nunca me interessou (juridiquês é um saco); se a memória não me falha, pelo que se discutia, a resposta é não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo nebuloso sem dúvida. Mas o WinWorld e o Vetusware estão no ar há tempos - e lá nos EUA onde as empresas são bem mais "chatas" quanto a direitos autorais. Vai ver que julgaram que simplesmente não valia a pena derrubar tais sites por softwares que não mais geram qualquer receita (ou seja, elas não estão deixando de lucrar). Sem falar que muitos produtores dos softwares antigos sequer existem mais.

      Excluir
  2. Também compartilho a opinião de que o WinWorld é o melhor lugar para encontrar abandonware, só acho que tem dois problemas:

    (1) Alguns softwares só existem em versão Beta;
    (2) Você não tem como saber quais foram as últimas atualizações da "Library", você apenas observa que o número de softwares aumenta a cada dia, mas não sabe quais foram as novas aquisições, tornando assim difícil um acompanhamento.

    Mas gostaria de deixar alguns contribuições em abandonware:
    - ftp://ftp.apple.asimov.net/pub/apple_II/ (o maior conteúdo Apple 8-bit de que eu tenho conhecimento)
    - http://www.retroarchive.org/cpm/
    - http://retrotechnology.com/dri/d_dri.html
    - http://www.myabandonware.com/ (Games)

    Esses não são de abandonware, mas são de versões antigas:
    - http://www.oldversion.com/
    - http://www.filehippo.com/

    ResponderExcluir
  3. Um local que acho bastante interessante é a internet archive, que além de software possui também multimídia, vídeos, páginas da internet como éram no passado. O link direto para os softwares é: https://archive.org/details/software

    ResponderExcluir
  4. MEU NOME É FULVIO, SOU DE UBERLANDIA MG E POSSUO UMA GRANDE QUANTIDADE DE SOFTWARES ORIGINAIS, DESDE WINDOWS 95 A DVDS VINTAGE QUE VEJO QUE TEEM UM VALOR CONSIDERÁVEL EM RELAÇÃO A OUTROS. CDS ORIGINAIS HP E OUTROS QUE SÃO RAROS E ANTIGOS. GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM A ENCONTRAR PESSOAS QUE COLECIONAM ESSES SISTEMAS PARA MAIORES INFORMAÇÕES. AGRADEÇO PELOS CONHECIMENTOS OFERECIDOS POR ESSE BLOG, QUE ME DEU A OPORTUNIDADE DE FAZER ESSE COMENTÁRIO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário