Pular para o conteúdo principal

O fim está próximo (4): O Ubuntu rodará dentro do Windows 10

Confesso que quando vi esta notícia fui conferir a data para ver se não era primeiro de abril. Mas é verdade, acreditem: uma parceria entre a Canonical e a Microsoft permitirá rodar o Ubuntu nativamente dentro do Windows 10 utilizando bibliotecas do sistema da janelinha, sendo um recurso inicialmente voltado para desenvolvedores.

Para tudo. Como é que é?

É isto mesmo que você leu: ao contrário do recurso de executar o Windows XP introduzido pelo 7, que utilizava uma máquina virtual Hyper-V, o Ubuntu rodará de forma nativa no Windows! Wow!

Rumores indicam que novas compilações do Windows 10 Redstone já contém o Ubuntu, inclusive com a interface Unity (EDIT 31/03/2016: até o momento somente o Bash está disponível) e não somente um mero interpretador de comandos Bash como existem aos montes (nota pessoal: bem que podiam ter pulado a parte do Unity, mas gosto é gosto...). Não me surpreenderia se chegassem notícias de que o Steve Ballmer teve um infarto ou de que o Bill Gates tentou suicídio.

Enfim, prepare a sua alma para o Juízo Final. Mude os seus hábitos e seja uma pessoa boa enquanto ainda há tempo.

Veja também:

Comentários

  1. Uma versão atualizada disto https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Services_for_UNIX ? Não é novidade tããão grande se for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o NT 4.0 já existe um subsistema para aplicações Unix. O que chama a atenção é o ineditismo de incluir uma distribuição Linux completa em uma versão do Windows, coisa que sempre achei que não viveria para ver - talvez por ser da geração que ouvia o Ballmer falar que o Linux era um câncer...

      Excluir

Postar um comentário