Pular para o conteúdo principal

Quinhentas postagens e os rumos do Blog


E não é que estamos batendo na casa das quinhentas postagens? Foi em junho de 2014 que publiquei o texto sobre as cem primeiras postagens e agora menos de dois anos depois já chegamos às quinhentas. Ando trabalhando bastante! Como curiosidade, na ocasião das cem primeiras o Blog tinha pouco mais de 5 mil views, impressionante como crescemos!

Vou aproveitar esta postagem comemorativa para trocar umas ideias com os amigos leitores a respeito dos rumos do projeto. Como todo bom e honesto brasileiro assalariado, ultimamente a minha vida anda uma correria e o item mais precioso deste início de século (o tempo livre) está bem escasso, o que refletiu na periodicidade das postagens principalmente neste começo de ano. Uma matéria de qualidade é o resultado de semanas ou até mesmo meses de laboratório, pesquisa, documentação e edição, a publicação final é somente a ponta do iceberg (no texto das cem primeiras postagens explico em detalhes este processo).

Devo admitir que nas últimas semanas cogitei encerrar as atividades do Blog devido ao stress e a pressões familiares. Porém lembrei-me dos objetivos que tinha ao abrir este espaço, os quais se condensam em não deixar a memória da computação clássica cair no esquecimento, principalmente pelas gerações que vieram após os tablets e smartphones (veja mais detalhes aqui) e logo afastei este pensamento e o desânimo. Não seria justo comigo mesmo e principalmente com os meus diletos leitores e apoiadores, sem falar de manifestações de apoio como este e-mail do amigo Mauricio Gemelli Vigolo:

"Tava lendo seu blog agora, só pra dizer que ele tá bem massa, tem muito post bom lá, excelente qualidade. Não desanima não, lógico, também tenho crianças e família em casa pra cuidar e eles são prioridade, mas tá muito legal seu trabalho... 
Parabéns pelo seu esforço e que subam as views e lucratividade pelo seu trabalho."

Realmente fica difícil pensar em desistir com um testemunho destes e assim analisei alternativas para conciliar os trabalhos com o meu tempo livre. Uma possibilidade seria aplicar um foco maior no objetivo inicial do Blog, isto é, na parte da computação clássica, mesmo que isto faça cair a quantidade de postagens. Logicamente que não abandonaria os textos sobre a tecnologia atual e dicas diversas, os quais porém ficariam meio que em um segundo plano. Muito menor ênfase seria dada às notícias, a menos que elas tenham algo a ver com computação clássica e áreas correlatas – há muitos bons portais com equipes dedicadas para ficarmos por dentro das novidades, ainda que muitas vezes se limitem a falar sobre a mesmice dos smartphones... 

Enfim, é a velha equação qualidade versus quantidade.

Como tenho bocas para sustentar, casa para pagar e contas que chegam todo começo de mês não posso me dar ao luxo de ter a profissão blogueiro, até mesmo pois é uma onda que pode passar e assim é altamente recomendável não enferrujar na sua carreira e para o mercado de trabalho. Como diria Mick Jagger, You Can't Always Get What You Want. Os ganhos do Blog permitem pagar a renovação de domínio anual e a compra de alguns componentes, mas nada além disto. Atualmente conto com o Egrana e finalmente consegui ser aprovado na primeira fase do AdSense, estou agora aguardando a aprovação na segunda fase (pode levar mais de 30 dias pelo que pesquisei), o que explica os espaços em branco na página inicial.

E você leitor, o que pode fazer para ajudar? Divulgar! No seu círculo de amizades, no trabalho, na escola, na universidade, nas redes sociais... Sobre estas últimas, tenho muito pouca participação porque sinceramente prefiro ficar produzindo material para o Blog no meu tempo livre. Parcerias também são bem-vindas, é só entrar em contato.

Conto com a vossa compreensão e como sempre sugestões são muito bem-vindas. Saúde e paz a todos.

Comentários

  1. Fala cunhado!
    Com a rápida troca de ideia e saudosismo que tivemos ontem sobre as primeiras máquinas domésticas, acho mais original e interessante preservar a concepção inicial do blog, voltada aos clássicos!
    As views podem cair um pouco: um indicativo disso é o próprio conteúdo das postagens mais lidas, ao lado-->
    Mas, como diria o filósofo, "Desde quando isso é fator de desanimação, meu!?"
    Força na peruca, e bola pra frente que a qualidade tá vencendo!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida pode haver uma queda nas views, visto que se tornaria ainda mais uma publicação de nicho.

      Mas como eu li em algum lugar, considere duas publicações: uma sobre bundas com 500 mil views e outra sobre física quântica com 50 mil. Qual das duas é mais popular? Sem dúvida a de física, visto que é imensamente mais difícil obter 50 mil views em um nicho restrito.

      Muito obrigado pela força!

      Excluir

Postar um comentário