Pular para o conteúdo principal

Dica de acessório: emulador de disquetes USB (sem marca)

Não me entendam mal, eu adoro disquetes e o som do motor de passo destas unidades é música para os meus ouvidos. Porém convenhamos: tais mídias são incrivelmente suscetíveis a falhas principalmente com o passar do tempo e desta forma o emprego de alternativas pode ser necessário. Nesta postagem mostrarei a vocês um equipamento que permite unir os dois mundos, o clássico e o moderno.


Na foto de abertura vemos o seu painel frontal, cujas funcionalidades são:

  1. Led que indica que a unidade está sendo acessada;
  2. Display digital que indica qual disquete virtual está ativo (a unidade pode emular até cem disquetes em um único pendrive);
  3. Conexão USB;
  4. Botões para navegação entre os disquetes virtuais;
  5. Led indicador de que a unidade está ligada.

Já o painel traseiro é bem parecido com as unidades de disquete tradicionais, contento as conexões de dados e de alimentação elétrica.


Eis o PCB, o qual conta com jumpers para configurar certos parâmetros. Como todo produto chinês que se preze, a unidade não conta com qualquer identificação do fabricante ou documentação. Depois de muito pesquisar, descobri que o PCB é idêntico aos emuladores fabricados pela Gotek – a partir desta constatação ficou bem mais fácil achar a documentação. A unidade pode emular disquetes de 1,44 MB, 1,2 MB e 720 KB (se emulasse também de 360 KB seria perfeita!).


Para quem tiver uma unidade destas ou pretenda comprar uma, deixo aqui os ajustes dos jumpers para facilitar as vossas vidas:

  • J3 e J4 abertos: 1,44 MB;
  • J3 fechado e J4 aberto: 720 KB;
  • J3 aberto e J4 fechado: 1,2 MB.

Também é possível configurar qual letra de unidade o emulador irá assumir:

  • J1 (posição 1-2) e J2 (1-2): Unidade A;
  • J1 (2-3) e J2 (2-3): Unidade B.

Instalação e funcionamento

O emulador é instalado como uma unidade de disquete tradicional:


Aqui o pendrive foi formatado com cem disquetes virtuais de 1,44 MB, sendo que com os botões (número 1) é possível navegar entre eles e o display (2) indica qual disquete virtual está ativo, de 00 a 99 - para não confundir criei uma planilha indicando o conteúdo de cada um, ficando assim a navegação bem mais fácil.


Para o PC e o sistema operacional o funcionamento é transparente e idêntico ao de uma unidade de disquete tradicional:


A preparação do pendrive

Para funcionar com o emulador o pendrive deve ser formatado por um programa específico que da mesma forma não acompanha o aparelho. Felizmente descobri um software compatível com este emulador, o qual é produzido pela empresa alemã Ipcas e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Com o pendrive conectado, rode o programa como administrador. Clique com o botão direito sobre a letra da unidade do pendrive e clique em Format:


As opções de formatação permitem escolher a capacidade de cada disquete virtual bem como fazer com que os mesmos sejam discos de boot, sem dúvida uma mão na roda.


O software também conta com outras funções muito boas, como a possibilidade de gravar imagens nos formatos IMG e IMA diretamente nos disquetes virtuais.


Com um duplo clique sobre um dos disquetes virtuais é possível montá-lo para acrescentar e excluir arquivos diretamente pelo Windows. Após as operações é necessário clicar com o botão direito sobre o disquete montado e selecionar Save para gravar as alterações.


Os disquetes virtuais possuem as mesmas características de um disquete verdadeiro:


Concluindo, este dispositivo é muito útil para quem ainda precisa manipular disquetes, como os aficionados por hardware clássico e também para os que possuem teclados e sintetizadores mais antigos que utilizem tais unidades. Sem dúvida passa longe do charme de uma unidade tradicional, porém é inegavelmente prático e funcional.

Comentários

  1. Muito bom seu post amigo!
    Tenho um tecclado Roland W30, posso seguir essa regra dos JUmpers J3 e J4 para deixar meu GOTEK 1,44 como 720 k?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que funcionará sem problemas. Tenho computadores antigos que só aceitam 720 KB e o emulador vai de boa com os jumpers ajustados.

      Excluir
    2. Obrigado Amigo. Vou tentar aqui e te avisarei sobre o resultado!

      Excluir
    3. O Gotek não tem jumper configurável para 720 ou 1,44. Ele vem de fábrica com a firmware do modelo específico. E a gotek tem dezenas de modelos de firmware. Para o W30 tem esse modelo que dá certo a venda no mercado livre:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718164603-drive-emulador-disquete-roland-w30-pendrive-boot-s50-330-_JM

      Excluir
  2. OLá amigo coloquei um jump para transformar meu GOTEK em 720k, mas ele não lê. NA verdade enquanto jumpeado ele desliga o visor vermelho com os numeros. Saberia explicar? Meu GOTEK é modelo SFRC922b. Obrigado pela atenção
    !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que pena! Teria que pesquisar, pois há inúmeros clones chineses deste emulador por aí e pode ser que o posicionamento dos jumpers seja diferente.

      Excluir
  3. será que essa configuração que você colocou, para indicar os drivers A E B, não esta errada, pois verifiquei em outro site e lá estava falando que não era para ligar o J1 e J2 ao mesmo tempo, pois queima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, escrevi a postagem conforme documentação do próprio fabricante e a unidade funciona normalmente desde então.

      Excluir
  4. essa configuração, não funciona em msx, e a formatação não pode ser a informada, gentileza revisar seu post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela contribuição. Não tive como testar a unidade no MSX.

      Excluir
    2. Modelo que funciona em MSX, segue o link a venda no mercado livre:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688372201-drive-emulador-disquete-computador-msx-720k-e100s-_JM

      Excluir
  5. Prezado, você sabe dizer onde tem disponível para venda esse modelo em específico? Tenho procurado bastante, mas não tenho encontrado. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este modelo eu comprei no Mercado Livre há mais de um ano. Tente procurar por "emulador de disquete Gotek".

      Excluir
    2. Sim, tem vários, mas todos ou são de 1.44MB ou de 720k. Não vi nenhum que tenha em sua descrição a presença desses jumpers para configuração.

      Excluir
    3. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716497949-drive-emulador-disquete-baixa-densidade-720-kb-_JM

      Excluir
    4. É esse mesmo. E funciona muito bem.

      Excluir
  6. Tenho um com o firmware v 01 e comprei 20 unidades do ALI porem o firmware que vem nos chineses é 00 e não atende ao meu trabalho, como posso copiar e passar a versão da minha firmware para os chineses?

    ResponderExcluir
  7. O emulador gotec foi instalado num teclado solton, serve para psr 740.

    ResponderExcluir
  8. Qual a configuração dos jumper do Gotec para o psr630

    ResponderExcluir
  9. boa noite eu tenho um teclado yamaha psr 550 e ele era discete comprei imulador de drave eu nao concigo estalei mais concigo faze jamps

    ResponderExcluir
  10. Eu achei essa coisa vendendo no mercado livre por R$ 400, um roubo!, é mais fácil eu fabricar meu próprio imprimindo meu próprio pcb que sai mais barato

    ResponderExcluir

Postar um comentário