Pular para o conteúdo principal

As novidades do Windows 10 Build 10159

A menos de um mês do lançamento previsto para o próximo dia 29, a Microsoft liberou duas novas compilações de testes do sistema em sequência: a 10158 e a 10159. Confira aqui a análise da última, que durante os testes mostrou que realmente o Windows 10 está na reta final para o lançamento.

EDIT 02/07/2015: e não é que já saiu o Build 10162? Segundo a Microsoft esta compilação é mais voltada para a manutenção e como principal novidade há um novo cliente para redes sem fio, o Wi-Fi Microsoft. De qualquer modo decidi publicar o review do Build 10159 mesmo assim, pois acredito que a postagem será útil para aqueles que não estão testando o Windows 10. Se continuar neste ritmo vai ficar meio difícil fazer uma postagem dedicada para cada compilação, assim conto com a vossa compreensão, queridos leitores. :)


EDIT 03/07/2015: a Microsoft liberou para download o ISO do Build 10162.


O Build 10159 traz um bonito tema escuro


Sem dúvida a primeira novidade que salta aos olhos ao iniciar o sistema pela primeira vez é o novo tema escuro, que particularmente achei bastante agradável aos olhos - a imagem de abertura da postagem mostra este novo tema. A tela de login também foi reformulada:



Outra grande novidade é que finalmente o Project Spartan deu lugar ao Microsoft Edge:



A Microsoft alerta para um detalhe importante: como o Edge tem uma identificação (App ID) diferente do Spartan, é necessário salvar manualmente os seus favoritos criados no Spartan antes de atualizar para o Build 10158 ou 10159. Para tanto faça os seguintes procedimentos:

  • Copie os favoritos da pasta %localappdata%\Packages\Microsoft.Windows.Spartan_cw5n1h2txyewy\AC\Spartan\User\Default\Favorites para a pasta %userprofile%\Favorites;
  • Atualize o sistema;
  • Abra o Edge e acione a opção de importar favoritos do Internet Explorer (que diga-se de passagem, esta é uma das novidades desta versão do Edge – outra é a volta do icônico botão Home que pode ser habilitado na tela de configurações avançadas).

O app Fotos também recebeu uma bela repaginada e agora substitui com vantagens o já cansado visualizador de fotos do Windows:



No campo de compatibilidade com softwares, nenhuma novidade do que já havia sido observado nos Builds recentes: todos os softwares que eu utilizo funcionaram sem problemas, exceto o Kaspersky Antivírus 2015. Este fator pode me impedir de adotar o Windows 10 como sistema operacional principal logo no lançamento, pelo menos até a Kaspersky lançar uma atualização do seu produto compatível com o novo Windows.



Já o Visual Basic 6 segue funcionando firme e forte! :p



Finalizando, não me surpreenderia se o Build 10159 fosse promovido ao status de Release Candidate. O sistema se comportou de forma bastante elegante nos testes e mesmo a própria Microsoft declarou que não há problemas conhecidos nesta compilação. 

Um abraço a todos e até a próxima compilação do Windows 10!

Veja também:

Comentários