Pular para o conteúdo principal

Artista estadunidense pretende imprimir o Wikipédia inteiro!

Michael Mandiberg
Imagem: The New York Times
Michael Mandiberg, artista que leciona na City University de Nova York, tem um projeto ambicioso e inusitado: imprimir todo o conteúdo em língua inglesa do Wikipédia, como uma forma de mensurar em termos físicos o conhecimento humano. Ele estima que o conteúdo final terá algo em torno de 7.600 volumes com 700 páginas cada – somente o índice dos artigos ocupará 36 volumes. Wow!

Mandiberg vem trabalhando no projeto há três anos e conta com um apoio importante: o site especializado em impressões lulu.com, que contribuirá com apoio técnico e financeiro. Conforme o vice-presidente de Marketing do site, não é todo dia que chega alguém dizendo que quer imprimir uma boa parte do conhecimento humano utilizando os seus serviços.

Para aumentar a visibilidade do projeto, Mandiberg vem promovendo desde a última quinta-feira uma exposição na galeria Denny em Nova York, onde a partir do seu computador pessoal foi iniciado o processo de upload do conteúdo (11 GB de dados comprimidos) para os servidores do lulu.com, com todo o processo sendo mostrado através de um projetor. Porém ao menos inicialmente o artista não imprimirá todos os 7.600 volumes, mas sim apenas uma amostra reduzida.

Para os interessados em armazenar uma cópia física de boa parte do conhecimento humano nas suas casas, cada volume estará à venda por 80 dólares enquanto que a coleção completa sai pela bagatela de 500 mil verdinhas e leva cerca de duas semanas para ser impressa.

Rascunho de um dos 7.600 volumes. Imagem: The New York Times


Uma imagem da exposição, que simula os 7.600 volumes quando impressos
Imagem: Denny Gallery


Como curiosidade, lá nos idos de fevereiro do ano passado noticiei aqui que havia um grupo interessado em imprimir o Wikipédia, cujo projeto parece que não foi para frente. Pelo visto, Michael Mandiberg não está sozinho nesta loucura.

Comentários

  1. Tem retardado para tudo, pra que destruir tantas árvores assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um detalhe cruel: assim que terminar de ser impresso, já vai estar desatualizado!

      Excluir

Postar um comentário