Pular para o conteúdo principal

Alguns detalhes sobre o Windows Server Technical Preview 2

Recentemente a Microsoft liberou a segunda versão de testes do novo Windows Server que será lançado no próximo ano. Confira aqui as novidades e curiosidades a respeito do novo Windows para servidores, seus modos de operação e como habilitar a sua interface gráfica.


Modos de operação

Desde o Windows Server 2008 a Microsoft adicionou a opção de instalação e operação Core, onde apenas os serviços necessários para o funcionamento pretendido do servidor são instalados e o seu gerenciamento é feito via linha de comando, como forma de otimizar ao máximo o uso do hardware. No Technical Preview 2 este conceito permanece: durante a instalação você deve selecionar qual modo operação o servidor funcionará.



Um detalhe importante é que a opção padrão Windows Server Technical Preview 2 instala somente o console de gerenciamento em modo texto. Fique atento ao instalar se esta não for a opção desejada!



Operando o servidor somente em modo texto


Efetuando a instalação pela segunda opção (Windows Server Technical Preview 2 with local admin tools) você tem uma tela de login gráfica...



... porém a sua interface contém apenas dois itens: o applet Server Manager e o prompt de comando.



A partir do Server Manager há acesso a algumas ferramentas do sistema operacional:



Habilitando a interface gráfica

No Windows Server Technical Preview 2 a interface gráfica completa é um recurso (feature) do sistema que deve ser instalado manualmente. Este conceito permite uma grande personalização do sistema operacional (lembrando bastante um sistema Unix-like) e já estava presente de forma mais tímida nas versões anteriores do Windows Server, mas no Technical Preview 2 foi levando a um novo patamar.

Para instalar a interface gráfica, acione a opção de adicionar funções e recursos (Add Roles and Features)...

As funções principais do Windows Server Technical Preview 2


... navegue até a tela Add Features, localize o item User Interfaces and Infrastructure e marque o item Server Graphical Shell. Se preferir você pode instalar também o Desktop Experience que adiciona mais itens à interface gráfica, deixando-a bastante similar àquela presente no Windows 10.



Confirme a instalação e aguarde o término.



Após a conclusão é necessário reiniciar o servidor com o comando shutdown –r.



Pronto, você terá agora a interface gráfica completa!



O sistema conta também com um recurso de segurança que achei bastante válido: ao tentar abrir o Project Spartan (Microsoft Edge) logado como Administrador, a operação foi bloqueada. Pessoalmente achei um recurso muito bem-vindo em função de ser algo notório que um dos principais riscos de segurança para qualquer sistema operacional reside no uso indevido da conta de administrador.



Para finalizar, com relação à primeira versão de avaliação lançada em outubro do ano passado, o Windows Server Technical Preview 2 tem relativamente poucas novidades - a apresentação mais modular e o enfoque maior em segurança são os grandes destaques desta nova versão de avaliação. Muito provavelmente o sistema receberá uma maior atenção assim que o Windows 10 for finalizado.

Veja também:

Primeiras impressões do novo Windows Server Technical Preview
Microsoft libera novas versões Preview do Windows Server e Office 2016

Comentários

  1. Por favor a minha tela fica preta e não aceita meu new password, me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. the password on this account cannot be changed at this time

      Excluir
    2. Você está utilizando uma senha complexa? O Windows Server (pelo menos até o 2012 R2) por padrão não aceita senhas "não complexas", principalmente para a conta de administrador (tem como desabilitar isto depois da instalação).

      Se não me falha a memória a senha deve ter ao menos 8 caracteres e conter letras e números para o Windows considerá-la complexa.

      Excluir

Postar um comentário