Pular para o conteúdo principal

Windows eXPired (9) – Governo dos EUA ainda tem dez mil PCs com Windows XP

Para quem acredita que os Estados Unidos estão sempre na vanguarda tecnológica, esta notícia poderá ser chocante: segundo Dawn Leaf do Department of Labor (órgão mais ou menos equivalente ao nosso Ministério do Trabalho), o governo norte-americano ainda tem cerca de dez mil PCs que rodam o Windows XP (!). 

Todos aqueles que não estiveram morando em uma caverna nos últimos meses sabem que o suporte para esta versão do Windows acabou oficialmente em abril do ano passado. E qual é o problema de se utilizar um sistema operacional sem suporte? Eis o principal deles: todas as vulnerabilidades descobertas no sistema desde abril de 2014 simplesmente não foram corrigidas em função do final do suporte.

Por outro lado, sempre é bom lembrar que a Microsoft até que tem um plano de suporte estendido para o XP pelo qual cobra muito bem, cujos outros grandes clientes são os governos da Holanda, Inglaterra e várias empresas chinesas. Pelo visto, desperdício de dinheiro público não é uma exclusividade brasileira.

Próximo:
Windows eXPired (10) – O maior porta-aviões da Royal Navy utiliza Windows XP

Anterior:

Comentários

  1. Se for só p/ usar Office, Excel, navegador e sistemas fiscais, dá e sobra. Nunca cheguei a usar Windows XP, pulei do 98 direto pro Vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendável utilizar o XP em operações onde a questão de segurança seja primordial. tais como transações bancárias ou outras que envolvam dados sigilosos.

      Para falar a verdade eu nunca gostei muito do XP (que só ficou melhor depois do SP2), para mim o melhor Windows já feito continua sendo o 2000. Quanto ao Vista, não acho que ele é tão ruim quando dizem, o seu maior problema foi que ele pedia muito hardware para a época que foi lançado. O Vista em um hardware mais atual fica bastante decente.

      Excluir
  2. Ter o XP conectado a internet hoje é uma bomba, a comparação aqui é a mesma que rodar um site no IIS 6.0 uhuhuhhahahahha bomba...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. O XP está com quase um ano sem atualizações de segurança, o que é uma eternidade principalmente quando se envolve justamente segurança.

      Excluir
  3. Trabalho em contabilidade e para esse tipo de serviço o XP é disparado o melhor. Navega melhor nos belos sites dos governo (federal e estadual), abre mais rápido muitos aplicativos que o Win7 simplesmente não funciona e até para coisas "modernas" como certificados digitais, só no XP mesmo... Mesmo no lado privado, como programas de escrituração contábil e folha de pagamento o XP é melhor, pelo menos nos (vários) que conheci. No XP esses programas são bem menos bugados. O que eu estou usando simplesmente fica com uma bela faixa azul ocupando 1/4 da tela com o Win7 e no XP, na mesma resolução a tela fica perfeita, só pra citar um exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não duvido. Aplicações de legado são uma realidade em muitas empresas, públicas e privadas, no mundo todo. Um exemplo:
      http://www.michaelrigo.com/2015/11/aeroporto-franca-utiliza-windows31.html

      Excluir

Postar um comentário