Pular para o conteúdo principal

Rumor: o DirectX 12 permitirá utilizar GPUs da AMD e Nvidia em conjunto

Não é de agora que este rumor anda circulando em diversos fóruns, mas nos últimos dias ele ganhou mais força: o novo DirectX 12 supostamente permitirá que placas de vídeo com GPUs da AMD e Nvidia sejam utilizadas em conjunto, de modo assimétrico. Caso se confirme isto seria algo espetacular pela possibilidade de combinar o melhor de dois mundos, isto é, os recursos proprietários das duas empresas.

Restaria saber se a AMD e a Nvidia não iriam espernear, pois afinal das contas as tecnologias Crossfire e SLI perderiam muito do seu apelo. Por exemplo, tenho um arranjo SLI com duas GeForce GTX 760 e gosto dos resultados obtidos, porém há uma característica que realmente acho que poderia ser melhor: as duas placas tem 2 GB de VRAM cada e o arranjo final fica também com 2 GB - quem sabe uma possível pressão vinda do DirectX 12 possa fazer a AMD e a Nvidia melhorarem a eficiência das suas soluções para mantê-las relevantes.

De qualquer modo, só nos resta aguardar a confirmação da veracidade (ou não) desta fantástica notícia.

Veja também:

Comentários

  1. Agora vão surgir os tópicos: "minha GTX 550 Ti X 'gargala' a R9 390X?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe....
      Segundo os rumores o funcionamento será assimétrico, ou seja, o DX12 irá distribuir a carga conforme a capacidade de cada GPU. Desta forma uma GPU mais lenta não deverá "gargalar" a mais rápida, pelo menos teoricamente.

      Excluir

Postar um comentário